Nesta quinta-feira, 23, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) dá prosseguimento a intervenções de limpeza pública em regiões do bairro Aruana, Zona de Expansão da capital. Realizadas de modo contínuo, as atividades integram os esforços da Prefeitura de Aracaju para garantir assiduidade na prestação destes serviços, igualmente essenciais à população, mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Neste sentido, desde as primeiras horas desta manhã, 110 agentes da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb estão distribuídos entre os residenciais Brisa Mar, Horto do Carvalho e Loteamento Aquarius. Divididos por equipes, garis e margaridas atuam na retirada do mato crescente em calçadas e meio fios, varrição e coleta de resíduos descartados de modo inadequado, em ruas e avenidas, e utilizam roçadeiras para acelerar a limpeza em terrenos, áreas ao entorno de canais e outros espaços públicos.
“Essas atividades vão além do aspecto visual da cidade. São por meio delas que a Prefeitura opera para evitar possíveis situações de alagamentos, eliminando o acúmulo de lixo e entulho, e melhorando o fluxo do sistema de drenagem, fazendo com que a água chegue sem dificuldades aos canais e rios. Além disso, esses serviços contribuem para evitar o aparecimento de muriçocas e mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças”, pontua o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.
Paralelamente, a conservação e limpeza de áreas verdes situadas na localidade também estão asseguradas a partir da mobilização de trabalhadores em locais como a praça Joel Silveira e nas proximidades da rua Praia de Aruana. Nestes e em outros pontos da região, as equipes atuam com serviços de gadanhamento, varredura e recolhimento de lixo, além da retirada de pequenos galhos provenientes de árvores e outros tipos de plantas existentes nesses locais.
Para intensificar as ações, também neste quinta, o programa Cata Treco circula por todas as ruas da região, possibilitando aos moradores e comerciantes o descarte correto de móveis e objetos inservíveis. Nesta sexta-feira, dia 24, o serviço atenderá, exclusivamente, a comunidade do Loteamento Aruana. “É sempre bom ressaltar que, regularmente, às terças, quintas e sábados, efetuamos a coleta domiciliar nos conjuntos e loteamentos do bairro”, garante Bruno.