Medidas adotadas pela Secretaria da Fazenda durante a pandemia apresentam resultados positivos

Fazenda
04/05/2020 17h00

Devido à pandemia de covid-19, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), em consonância com decretos editados pela Prefeitura de Aracaju, readequou seus processos de trabalho e a dinâmica utilizada para o atendimento ao contribuinte, visando oferecer mais segurança aos seus colaboradores e à população em geral. Neste sentido, adotou medidas como limitar o número de pessoas em um mesmo ambiente – fosse no setor que recebe o público externo ou nas áreas internas do órgão –, oferecer álcool em gel para utilização de todos, reforçar a limpeza dos espaços e orientar a higiene pessoal das mãos, assim como preconiza a organização Mundial de Saúde (OMS).

Por meio da Portaria Nº1/2020, publicada ainda no final do mês de março, a Secretaria da Fazenda autorizou o trabalho remoto integral para os servidores com mais de 60 anos e/ou pertencentes ao grupo de risco, além de modificar o horário de expediente: de 8h às 14h para os funcionários e até o meio dia para o atendimento ao público externo. “Foram medidas que contribuíram para segurar o processo de contaminação do novo coronavírus em Aracaju, já que, assim como orientou o prefeito Edvaldo Nogueira, diminuímos a rotatividade de pessoas na rua e incentivamos o distanciamento social”, destaca o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

Atrelado a isso, o órgão otimizou o Portal do Contribuinte, passando a disponibilizar grande parte dos seus serviços de forma virtual. “Foi um grande avanço para o atendimento e que chegou em um momento bastante oportuno. São, em média, 20 serviços imediatos, cuja consulta ou emissão do documento ocorre de maneira instantânea, e mais de 60 disponíveis para requerimento online e posterior solução, também de maneira virtual”, detalha o gestor.

Quando se analisa os números, fica claro como as mudanças tiveram um efeito positivo: durante o mês de abril, foram 1.130 atendimentos presenciais na Fazenda, contra 10 mil registrados no mesmo período do ano passado.

“Com os Ceacs fechados, todo o suporte ao contribuinte foi concentrado na sede da Secretaria, mesmo assim, o número contabilizado é extremamente menor em 2020, o que demonstra a eficácia da iniciativa. É importante lembrar que restringimos o atendimento aos serviços que ainda não estão ofertados virtualmente”, analisa Jeferson Passos. No ambiente online, a procura por suporte atingiu a marca de 18,5 mil usuários atendidos no período de 3 a 29 de abril, o que mostra a eficácia do serviço desenvolvido pelo órgão municipal.

Trabalho remoto
A Secretaria da Fazenda, também seguindo as orientações do decreto municipal, instituiu o trabalho remoto ou home office para os outros servidores que não se encaixem nos grupo de risco, desde que isso não prejudique o andamento do serviço desenvolvido nem o cumprimento de todas as tarefas. E é o que vem acontecendo, de maneira eficaz e produtiva, sob a supervisão dos diretores e coordenadores de cada setor. “É uma tendência mundial, moderna, e que também passou a ser adotada no serviço público por causa da pandemia, mas que tem tido um resultado positivo, sem causar solução de continuidade a qualquer trabalho realizado aqui”, analisa Jeferson Passos.
 

A experiência, ressalta o responsável pela Coordenadoria de Controle e Gestão de Sistema (Cogesis), Marcos Dias, trouxe diversos benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a Secretaria. “Já tínhamos conhecimento que o home office é um modelo de trabalho que cresce cada vez mais. Para muitos foi uma mudança total de cultura, mas conseguimos contornar todas as dificuldades com a experiência e dedicação da equipe”, pontua.

Assim como outros setores da Fazenda, a equipe capitaneada por Marcos tem utilizado ferramentas tecnológicas para diminuir o distanciamento e acompanhar as tarefas diárias dos servidores. “As reuniões ocorrem por meio de videoconferência e as demandas de atendimento são feitas a partir de uma ferramenta implementada em um dos nossos sistemas, permitindo que todos os usuários possam acessar o módulo de qualquer lugar, necessitando apenas de internet”, explica o coordenador da Cogesis. Neste período, a equipe atendeu cerca de 280 chamados através dos instrumentos disponíveis.

Coordenadora de Operações Contábeis da Semfaz, a contadora Rafaela Pereira explica como tem feito para organizar o trabalho e tarefas domiciliares. “O trabalho remoto exige, principalmente, planejamento das atividades profissionais e familiares. É a conciliação desses dois fatores. Também aguça a criatividade dos colaboradores e atrela a tecnologia às suas atividades. No caso da minha equipe, composta em sua maior parte por mulheres, preciso ressaltar que além do profissionalismo, elas têm dado conta do papel delas como mães e donas de casa. Estão de parabéns”, ressalta.
O diretor do Departamento de Gestão e Inadimplência (DGI), Ademir Desterro, também avalia como satisfatória a experiência, sem causar prejuízo algum ao rendimento do trabalho. “Não tenho nada a me queixar sobre a atuação dos servidores que, pelo contrário, têm se dedicado ainda mais, com argumentos de que trabalham mais concentrados e, consequentemente, melhoram a produtividade. O que eu tenho acompanhado, diariamente, com interação o dia todo, todos os dias e com orientação e controle das atividades”, garante.