Prefeitura reforça monitoramento como medida preventiva contra chuvas intensas

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2020 16h37

As equipes da Prefeitura de Aracaju mantêm até o monitoramento contínuo da cidade. E, diante da previsão de chuvas para o final de semana, o trabalho é reforçado como medida de prevenção contra possíveis transtornos.
 
Nesta quinta-feira, 7, mesmo não estando prevista, logo no início do dia a chuva caiu em Aracaju e, nas últimas 12 horas, foram registrados cerca de 30 milímetros de volume pluvial, quantidade que a cidade sustenta sem maiores preocupações. 

No entanto, de acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, para os próximos sábado e domingo, dias 9 e 10, a previsão é de 20 a 50 milímetros de volume de chuva por dia, o que faz com que os órgãos municipais fiquem ainda mais alertas e reforcem as medidas preventivas, como ressalta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. 

“Choveu mais na região central da cidade e centro-oeste, mas, sem registros graves, apenas uma queda de árvore que resultou apenas em danos materiais. Nesta sexta [8], a chuva deve ser bem parecida com a que foi registrada hoje, espaçada e sem muita intensidade. Já no fim de semana, deve cair com mais intensidade, o que também nos faz intensificar as ações para que não tenhamos transtornos”, destaca Silvio Prado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, com chuvas mais intensas e contínuas, a preocupação se volta para situações de deslizamento de terra e transbordamento de canais. “O nosso trabalho de monitoramento, além da manutenção do sistema de drenagem da cidade, que é feita diariamente, visa justamente evitar que esse tipo de situação ocorra. Aracaju se comporta muito bem até 60 milímetros de chuva num dia, então, seguiremos em alerta para toda e qualquer situação de risco”, frisa. 

Maré alta
Além da chuva, as equipes estão monitorando as áreas de risco, devido à alta da maré, que atinge seu pico nesta quinta, com 2.4 metros. 

“Na sexta-feira, ainda teremos maré alta, por volta das 17h, estando previsto nível de 2.3m. Os maiores impactos ocorrem, historicamente, no bairro Treze de Julho, nas proximidades do canal da Anísio Azevedo e Praça da Imprensa, assim como em algumas regiões do Bugio. Estaremos com equipes a posto para monitorar a situação e adotar as medidas que foram necessárias para a redução de transtornos”, garante Sílvio Prado.