Planejamento estratégico da Prefeitura possibilita respostas rápidas para enfrentamento à covid-19

Agência Aracaju de Notícias
12/05/2020 04h00
Início > Notícias > Planejamento estratégico da Prefeitura possibilita respostas rápidas para enfrentamento à covid-19

Se num ambiente de normalidade o planejamento estratégico é indispensável à gestão dos recursos e da força de trabalho de uma administração, durante uma pandemia, momento de enfrentamento emergencial, ele se torna ainda mais importante. A análise é do coordenador-geral do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Júlio Filgueira.

Ele e a equipe técnica têm direcionado os trabalhos da área para o enfrentamento ao coronavírus na capital e ajudado a definir as ações e estratégias a serem adotadas pelo Município. “Num momento como esse, não há espaço para improviso nem para voluntarismo. Então, mais do que nunca, as decisões têm que ser suportadas por informações e dados que são técnicos e por parâmetros de saúde que são científicos”, avalia Júlio Filgueira.

Para isso, segundo Júlio, o Planejamento Estratégico da gestão foi dividido em duas frentes de trabalho: uma, que se tornou prioritária, que é a gestão dos dados e dos indicadores relacionados ao enfrentamento da covid-19; e outra voltada para o monitoramento das entregas que estavam previstas para 2020.

Cada área dessas conta com uma parte da equipe e, aos técnicos que atuam com os dados, foi acrescida a equipe do Núcleo de Inovação, diretamente da Secretaria Municipal da Saúde, a quem compete a centralização de todos esses dados e, para além deles, a avaliação do ponto de vista epidemiológico e de questões técnicas da saúde.

“Mesmo num momento de tanta dificuldade e tendo que lidar com uma situação inédita, o Planejamento Estratégico, tão consolidado na nossa administração, mostra mais uma de suas qualidades, ao ser útil também na tomada das nossas decisões no enfrentamento ao coronavírus. Tenho dito desde o início que superaremos este momento tendo por base a Ciência, trabalhando com Planejamento e partindo para a ação. Seguiremos atuando com muita responsabilidade e com respostas efetivas para o cidadão. O planejamento estratégico, além de nos ajudar na transformação de Aracaju numa cidade melhor, está sendo um aliado da saúde da nossa gente”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para Júlio, é imprescindível que o prefeito e a gestão tenham acesso aos dados para decidir as medidas e estratégias mais eficientes nesse combate. Inclusive, os próprios decretos têm levado em conta essas informações, que são objetivas da realidade já instalada e das projeções que se espera com a evolução da doença.

Uma ferramenta de consolidação dos dados através de plataforma de power BI (sigla em inglês que significa Businesse Intelligence) resultou dessa ação conjunta, que também reúne a Universidade Federal de Sergipe, e estará disponível para a gestão a partir desta semana. “Ela contém todos os painéis e atualização em tempo real, o que vai facilitar ainda mais o processo de tomada de decisões pela Prefeitura”, afirma Júlio.

Parte da equipe está voltada à atuação em relação à covid-19 desde o dia 15 de março, enquanto a outra parte está voltada para o monitoramento das entregas que estavam previstas para 2020, avaliando o impacto que a pandemia tem sobre a execução dessas metas, eventuais alterações no cronograma ou mesmo na viabilidade das entregas.

“O planejamento também está produzindo um relatório em que será demonstrado, do conjunto de metas e entregas, quais tiveram alterações em função da pandemia e quais seguem dentro do planejado”, reitera o coordenador da área.

Júlio acredita que essa atuação, pautada na metodologia de planejamento estratégico, tem sido crucial para Aracaju. “Não haveria tempo de contra resposta caso a Prefeitura se permitisse tomar decisões com base no achismo, no improviso. A gente não tem tempo para isso. As respostas têm que rápidas e precisam desse suporte técnico”, reforça.

Equilíbrio fiscal
Para além desse aspecto, foi também o Planejamento Estratégico que possibilitou ao Município sanear suas finanças e, neste momento, ter como receber investimentos federais e poder atuar com efetividade no enfrentamento à pandemia.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, destaca que as ações que as diversas Secretarias já vinham executando, através do Planejamento Estratégico, permitiram a organização adequada de suas redes, principalmente das que são ligadas à Saúde, Assistência e Educação, para esse enfrentamento.

“Além disso, também permitiu todo o processo de modernização tecnológica e o consequente funcionamento de órgãos do Município, de forma online, nesse momento, quando os atendimentos presenciais precisam ser reduzidos”, afirma Jeferson.

Para ele, o conjunto de medidas de planejamento, inovação e reestruturação que possibilitou tirar Aracaju de um caos financeiro, contribui hoje para que o enfrentamento à pandemia ocorra de forma adequada.  

“Realizamos a recuperação do crédito, o equacionamento das dívidas, o pagamento em dia de servidores e fornecedores e tudo isso também contribui para que a Prefeitura tenha condição de estar executando as ações do Planejamento, como as obras, os serviços, e ainda ter condição de inovar e enfrentar a pandemia”, resume o secretário.