O serviço de limpeza de canal realizado pela Prefeitura de Aracaju tem gerado satisfação entre os moradores da travessa 16 de Novembro, localizada no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. Por lá, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuam desde a última segunda-feira (4), em diferentes frentes de trabalho de modo a garantir o escoamento regular das águas, e, consequentemente, evitar possíveis transtornos à população.
“Para esta extensão do canal optamos por dois métodos distintos. Começamos na segunda (4), com escavadeira hidráulica e em seguida demos sequência com a retroescavadeira nos trechos de difícil acesso. Desta forma, retiramos cerca de 10 caçambas com lixo e lama que obstruíam a passagem da água e conseguimos reconstruir a margem do trecho mais crítico, evitando que a água invadisse as casas mais próximas, sobretudo, no período de chuvas. Durante os trabalhos, tivemos apoio dos moradores que nos auxiliaram retirando materiais para que nosso maquinário tivesse acesso a algumas áreas”, explica o diretor de Operações, Bruno Moraes.
Segundo ele, mesmo após a implantação de um sistema contínuo de limpeza preventiva que atende, a cada três meses, os canais que cortam a capital, e, inclusive já contemplou o canal do Tamandaré por diversas ocasiões, os moradores dessa região ainda relatavam problemas relacionados a alagamentos, o que fez com que a empresa municipal realinhasse o direcionamento desta operação.
O efeito positivo dos trabalhos já foi sentido pelos moradores nesta quinta, 7, quando a maré apresentou um pico de 2,4 metros. “As casas que chegavam a ser invadidas pela água não apresentaram mais esse tipo de problema, mesmo com a elevação da maré e a ocorrência de fortes chuvas. Além disso, para ter maior efetividade no serviço realizamos atividades complementares como a varrição e capinação nas ruas ao redor do canal e retirada de entulho e volumosos. Até amanhã [8] concluiremos tudo”, salientou Bruno.
Nos últimos dias, além da limpeza mecanizada e manual, a Emsurb executou a limpeza por barragem móvel no trecho revestido do canal, situado na rua H. “Fazemos um planejamento detalhado do local para definir a melhor técnica a ser aplicada em cada canal, podendo ser utilizado mais de um método, como é o caso do Tamandaré”, detalhou o gerente de Limpeza Urbana, Rafael Dezen.
A dona de casa Ana Paula dos Santos Marques demonstrou satisfação ao acompanhar o andamento do trabalho dos agentes. “A primeira casa a encher era a minha, quando a canal alagava. Perdia móveis, cama, colchão e alimentos. Agora, com a limpeza mais intensificada desse trecho do canal, já posso perceber os benefícios, graças a Prefeitura não vou ter mais enchentes nem ratos e outros insetos invadindo minha casa”, afirmou ela.
“Achei ótima essa ação. Esse serviço só veio trazer melhoria para a nossa comunidade, pois toda vez que a maré subia muitos moradores perdiam os poucos móveis que tinham. Com essa limpeza eu espero que nas próximas chuvas a gente não tenha mais transtornos", disse a moradora Viviane Moreira.
“Para nós melhorou bastante com essa limpeza da Emsurb. E já podemos perceber isso essa semana que choveu um pouco mais forte e, mesmo assim não tivemos problemas com esse canal”, realatou a auxiliar administrativa Graciela Nascimento dos Santos, que reside na localidade há mais de 20 anos.