Prefeitura segue capacitando profissionais de saúde para atuação no combate à covid-19

Saúde
13/05/2020 13h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue capacitando os profissionais que atuarão nos serviços dos leitos de retaguarda para atendimento de pacientes infectados pelo coronavíus, que necessitem de internamento, tanto no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Jael Patrício de Lima, quanto no Centro de Atendimento Provisório, o hospital de campanha. 

A capacitação objetiva atualizar os profissionais para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos suspeitos de coronavírus, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. A gestão municipal tem se preocupado em qualificar seus trabalhadores com relação à situação do enfrentamento à covid-19. 

“Estamos conversando com os médicos, falando do fluxograma de atendimento em Aracaju, uso de EPI ao se paramentar e desparamentar sem se contaminar, e os tipos de casos suspeitos. Para que tudo isso nos ajude a ter e poder ofertar uma assistência segura aos nossos profissionais e pacientes”, explica a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Jane Curbani.

Segundo o facilitador e infectologista da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Wiliam Barcelos, na capacitação está sendo colhida a experiência dos profissionais e também sendo transmitido o que há de novidade.
 
“Entre os temas trabalhados está como prioritária as questões da saúde e segurança dos trabalhadores, com uso correto dos equipamentos de proteção individual[EPI], além dos exames diagnósticos, testes moleculares e sorológicos, e a prevalência de sintomas na definição de casos com estratificação da população alvo e tratamentos mais adequados”, justifica.

Ainda segundo o infectologista, os profissionais precisam ser orientados sobre os cuidados básicos no momento de utilização dos EPIs, visto que a contaminação pode ocorrer durante a retirada dos equipamentos, após o atendimento com o paciente infectado. “O treinamento é fundamental para que possamos replicar os nossos conhecimentos com os profissionais e melhorar a assistência e a própria segurança deles no momento de trabalho”, afirma.