Representantes das entidades de saúde aprovam adequações feitas no hospital de campanha

Saúde
14/05/2020 14h00

Nesta quinta-feira, 14, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, acompanhada de representantes das categorias profissionais que atuam na linha de frente contra a covid-19 na rede de saúde da capital, fez nova vistoria das instalações do Centro de Atendimento Provisório, o hospital de campanha. Durante a inspeção, foram avaliadas as readequações sugeridas pelas entidades de saúde, para resguardar profissionais e pacientes.

Sobre a participação das entidades de saúde, Waneska destaca que elas têm colaborado com sugestões importantes. “Nós estivemos aqui na semana passada, fizemos uma visita na qual eles pontuaram algumas melhorias. Conseguimos dar resolução em algumas, e hoje vemos que há um reconhecimento deles de que houve uma melhoria dos pontos que foram apresentados, e a gente já tem a condição de abrir o hospital de campanha para funcionamento”, explicou a secretária.

“Na primeira vistoria a gente detectou alguns problemas que poderiam favorecer a contaminação, tanto dos pacientes suspeitos, quanto dos profissionais de saúde. Sugerimos alguns ajustes, e nessa segunda vistoria, já nos foi mostrado que houve a correção no tocante ao repouso, que separa o ambiente respiratório dos pacientes confirmados e também do refeitório. Outra grande preocupação era a mistura dos pacientes confirmados com os suspeitos. Uma vez que a engenharia não permitiu essas correções, a segunda proposta foi acatada”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos, João Augusto de Oliveira.

A segunda sugestão a qual o presidente se refere está relacionada ao encaminhamento dos pacientes suspeitos, que aguardam resultado, não mais para o hospital de campanha, conforme previsto no projeto inicial, ficando essa unidade destinada apenas para os casos confirmados de covid-19.

“A sugestão deles foi de que se priorizasse um espaço somente para os casos suspeitos, para que não haja a coinfecção. Acatamos e estamos enviando os pacientes que ainda não tem resultado de exame para os leitos do Jael Patrício. São pacientes que já fizeram a coleta, que aguardam resultado e necessitam ficar internados. Quando saírem os resultados, à medida que forem positivando, nós vamos fazendo a transferência para o hospital de campanha ou para os leitos do Hospital São José também”, ressaltou a secretária da Saúde de Aracaju.

Finalização
Na etapa final de montagem de equipamentos, instalações e mobiliário, o hospital deverá receber os primeiros profissionais das equipes que atuarão no atendimento a partir deste sábado, dia 16. Antes mesmo da construção do hospital de campanha, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já vinha convocando profissionais, via Processo Seletivo e Chamamento Público de Médicos e, ao tempo em que esses profissionais se apresentam para contratação, recebem capacitação sobre o fluxo e manejo dos pacientes com covid-19.

“Hoje seguimos com as instalações que estão dentro do cronograma, e a previsão é que até amanhã (15) se conclua, para que no sábado a gente comece a receber os profissionais e eles conheçam como vai funcionar o fluxo. Temos uma capacitação para ser feita com a Enfermagem, na próxima semana, porque ainda estamos recebendo pessoas para contratação. Então, daqui mais uma semana acredito que tenhamos condições de encaminhar os pacientes para o hospital de campanha”, pontuou a secretária.

Também presente na vistoria, o presidente em exercício do Conselho Regional de Enfermagem, Conrado Marques, elogiou a estrutura e reconheceu a importância de mais esse equipamento de saúde na capital durante a pandemia.

“O Conselho Regional de Enfermagem vem acompanhando todas as instituições de saúde, intensificando as ações e o apoio dos gestores e governantes nesse momento. Já tínhamos feitos algumas inspeções aqui no hospital de campanha, e diante do avanço da pandemia, esse hospital vem num excelente momento, para desafogar algumas instituições de saúde. Os esforços que a Prefeitura tem feito são intensos e quero parabenizar toda a estrutura”, afirmou.