Prefeitura capacita fisioterapeutas que atuarão no hospital de campanha

Agência Aracaju de Notícias
15/05/2020 10h30

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta sexta-feira, 15, o treinamento dos fisioterapeutas que atuarão a partir da próxima semana no hospital de campanha construído para atender a pacientes com covid-19 na capital. Os profissionais estão passando por uma qualificação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, para que saibam se proteger e auxiliar os doentes. 

Desde o início do processo de capacitação, que abrange também os servidores que já atuavam na rede de saúde do município, há atualizações sobre as características do vírus, de acordo com os mais recentes estudos científicos assim como treinamentos práticos. 

A proposta é garantir aos servidores o conhecimento necessário para  abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos suspeitos de covid-19, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
 
“Enquanto educação permanente em saúde nós estamos preparando vários profissionais para as situações de manejo de pacientes com covid-19. Ensinamos os cuidados necessários com essa doença que é extremamente contagiosa e ainda não possui uma vacina. O treinamento é fundamental pois traz segurança ao trabalhador na sua atividade cotidiana”, explica a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Jane Curbani.

Os fisioterapeutas que passaram pela capacitação nesta sexta-feira estiveram no próprio hospital de campanha, de maneira que pudessem se ambientar ao local. Além disso, puderam se atualizar sobre os procedimentos que devem ser adotados nos pacientes infectados pelo coronavírus, especialmente aqueles cujo quadro esteja agravado.
 
“O treinamento específico para os fisioterapeutas possui como conteúdo a estratégia protetora de ventilação mecânica, pronação nos pacientes, paramentação e desparamentação, oxigenioterapia, entre outras coisas fundamentais para atender bem aqueles que passarem pelo hospital”, detalha o conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Carlos José Matos.