Com Chamamento Público, Prefeitura faz contratação imediata de profissionais da saúde

Saúde
15/05/2020 15h30

A Prefeitura de Aracaju abriu nesta sexta-feira, 15, mais um chamamento público para contratação imediata de profissionais da saúde. Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, o processo se faz necessário para ampliar as equipes de saúde que atuarão no hospital de campanha voltado aos casos de covid-19.

O chamamento aberto nesta sexta está regido pelo Edital Nº 06 e visa a contratação de profissionais técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, como explica o assessor jurídico da SMS e representante do chamamento público, Pedro Rochadel.

“Inicialmente, estão previstas 170 vagas para técnicos de enfermagem e 47 vagas para fisioterapeutas. Como é uma chamada pública, não tem seleção, o critério é por ordem de cronologia, a pessoa precisa ter formação em fisioterapia, em técnico de enfermagem e ter os documentos exigidos no edital”, afirmou Rochadel.

De acordo com o assessor, foi aberto, também, um cadastro reserva para que, caso haja necessidade, os profissionais possam ser chamados prontamente. Essa chamada pública é de contratação imediata, os contratos que estão sendo firmados têm duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período ou enquanto durar o estado de emergência em saúde pública, reconhecido por meio do Ministério da Saúde (MS), mediante Portaria nº 188/2020. Outro ponto destacado pelo representante do chamamento é a garantia de todo o suporte para os profissionais.

“Ficou alinhado que a administração municipal vai garantir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais conforme preconizado pelo MS. Todos os novos profissionais passarão por capacitações, com o objetivo de atualizar os profissionais para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos de coronavírus, conforme protocolo estabelecido”, ressalta.

Processo
Os profissionais interessados deve efetuar a solicitação de inscrição por meio do protocolo, disponível na Secretaria da Saúde de Aracaju. “Será admitida a inscrição somente presencial [na sede da Secretaria, na rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio], oportunidade na qual o profissional entregará toda a documentação exigida no edital, e se validada, saíra com sua lotação imediata”, enfatiza Rochadel.

Seguindo o Edital nº 06, de 14 de maio, o profissional deverá apresentar cópia acompanhada de original do documento de identidade com CPF; comprovante de residência; número do PIS/PASEP; uma conta bancária vincula ao interessado do trabalho, certidão de casamento se for casado; e estar om registro regular válido junto ao Conselho da sua categoria.

Pleiteando o cargo de fisioterapeuta, Elaine Quitéria entregou sua documentação e elogiou a organização do chamamento ao destacar sua vontade de fazer parte do corpo de servidores da Saúde de Aracaju. "O pessoal foi muito receptivo. Logo que cheguei fui muito bem atendida. Agora toda a minha expectativa é começar a trabalhar logo hospital de campanha", afirmou.