Trabalho da Prefeitura garante ações de assistência à população e controle do coronavírus

Agência Aracaju de Notícias
19/05/2020 17h50

Diariamente, as equipes da Prefeitura de Aracaju são mobilizadas para atender às demandas da população. Com a pandemia do coronavírus, a necessidade de expandir ainda mais as ações fez com que a gestão municipal planejasse mecanismos e logísticas que, além de resguardar a população contra a covid-19, também viabilizassem a continuação dos serviços prestados pelo Município. 

Nesta terça-feira, 19, por exemplo, foram desenvolvidos, durante todo o dia, serviços como a desinfecção de áreas públicas, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a entrega de kits de alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a fiscalização de estabelecimentos, por intermédio dos órgãos ligados à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadacia (Semdec); e a organização das filas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), em uma ação conjunta desenvolvida por equipes da Emsurb e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); entre outros serviços rotineiros e pontuais. 

Com a somação de esforços das equipes e integração entre as secretarias, as ações atendem a diversos aspectos da rotina da população que, mesmo tendo muitas de suas tarefas modificadas por conta da pandemia, segue necessitando de assistência e medidas que contribuam para o controle do vírus na cidade. 

Desinfecção 
Com a desinfecção das áreas e órgãos públicos a Prefeitura atua para eliminar o coronavírus de superfícies e, consequetemente, diminuir também as chances de infecção. A ação consiste na esterilização de terminais de integração, pontos de ônibus e de táxis, mercados, casas de apoio a idosos e regiões próximas a hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais e o interior de prédios públicos municipais, estaduais e federais.

Somente nesta terça, o serviço foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Freitas Brandão, onde estão acolhidos os moradores em situação de rua; o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp); a Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol); e o Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. 

A mistura usada para a higienização dos locais combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), utilizada pelos caminhões e na aplicação com bombas costais de pulverização.  

Entrega de kits de alimentação 
Na segunda-feira (11), a Prefeitura iniciou uma nova entrega de kits de alimentação para todos os 32 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital sergipana, com o intuito de garantir o reforço alimentar dos estudantes durante o período de suspensão das aulas, que permanecem suspensas. 

Cerca 250 toneladas de alimentos serão distribuídos aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas municipais gerenciadas pela Semed, assim como ocorreu no final de março.

“A chuva que caiu na nossa capital não atrapalhou a logística de distribuição dos kits. Os pais e responsáveis estão atendendo os decretos, vindo fazer a retirada dos alimentos utilizando máscara e nos horários estabelecidos pela direção das escolas, evitando, assim, qualquer forma de aglomeração. Nesta terça-feira, percorremos as unidades dos bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas e José Conrado de Araújo, totalizando 63 escolas atendidas por toda a cidade. Amanhã [dia 20], encerraremos a segunda fase de distribuição com a entrega em mais 11 escolas, nos bairros Inácio Barbosa, Atalaia, Coroa do Meio, Luzia e São Conrado”, afirma a secretária municipal da Educação, Cecília Leite. 

Fiscalização de estabelecimentos 
Com ação integrada entre os órgãos, a Semdec atua de maneira estratégica na fiscalização do comércio em Aracaju. Com a Defesa Civil, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), as ações são focadas no monitoramento dos locais com concentração de estabelecimentos comerciais.

“Hoje, as equipes realizaram a fiscalização com base em algumas denúncias que recebemos. Assim, o trabalho foi realizado em alguns pontos dos bairros São José, Santos Dumont e Siqueira Campos. Nosso objetivo é que haja o cumprimento das normas de segurança, para os estabelecimentos com autorização para funcionamento, assim como verificar o respeito às determinações para o fechamento de segmentos não essenciais”, destaca o secretário da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida.

De acordo com o secretário, até esta segunda-feira, 18, foram fiscalizados 676 pontos, sendo que 133 foram interditados por não tem autorização para funcionar, e outros 331 foram orientados por estarem descumprindo alguma recomendação pontual. 

Organização nas agências da CEF
Em decorrência da liberação da segunda parcela do auxílio emergencial, as agências da Caixa Econômica Federal têm registrado uma movimentação mais intensa. Por isso, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), colocou em prática um plano de ação no entorno da Agência Serigy, a mais movimenta da Caixa na capital, com instalação de toldos; colocação de 275 cadeiras ordenadas; disciplinadores; banheiros químicos; e lavatórios. Também foram montados banheiros e lavatórios no entorno das agências DIA (na avenida Hermes Fontes), Siqueira Campos e Melício Machado.

Na região da Agência Serigy, que fica no calçadão da rua João Pessoa, no Centro, foi feito um bloqueio de 110 metros na travessa Baltazar Góes. Já na Agência Siqueira Campos, a travessa Irmã Gildete fica parcialmente bloqueada, em uma extensão de 40 metros. Já para atender o público que procura a Agência DIA, localizada na avenida Hermes Fontes, foi feito um estreitamento de pista.

Com os bloqueios das vias, três linhas do transporte público têm seus itinerários temporariamente alterados: a 051-Atalaia/Centro; 200-2-Circular Indústria e Comércio 02 e a 709-D.I.A./Centro via Clínicas. Assim, os veículos dessas linhas fazem o seguinte percurso: Terminal Centro, rua Capela, rua Propriá (lateral da Catedral), travessa Benjamin Constant e avenida Ivo do Prado.