Questionário sobre o PLDO 2021 reforça participação popular nas ações da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
21/05/2020 04h00

Com o objetivo de qualificar os serviços ofertados pelo Município, dando voz e protagonismo aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju adota mecanismos para conhecer e compreender as necessidades dos moradores da capital sergipana. Por meio de ferramentas que efetivam a participação da comunidade, a atual gestão está fortalecendo a escuta popular. Esse é o objetivo do questionário sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2021), que está aberto até o próximo dia 29.

Através do link (https://forms.gle/DijHUs1oRbaZtxL36), ou no portal da Prefeitura, a população tem a oportunidade de participar da definição de metas e prioridades da administração municipal. A ferramenta é uma das estratégias adotadas para transparecer as ações e investimentos dos recursos públicos, criando uma relação de proximidade com a população.

"Estamos dando provimento a uma das diretrizes da atual gestão no sentido de ampliar a participação popular na definição das políticas estratégicas. Mais uma vez, através de uma consulta, via internet, os cidadãos aracajuanos estão sendo convidados a nos oferecer as contribuições necessárias para a definição das diretrizes orçamentárias, indicando obras, serviços e ações nos seus respectivos bairros, nos oferecendo dados fundamentais para atendermos às demandas em cada uma das localidades de Aracaju. É mais uma ferramenta democrática dessa gestão à disposição dos aracajuanos", explica o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão,  Augusto Fábio Oliveira.

Adotada pela Prefeitura desde o início da atual administração, a gestão democrática, em Aracaju, foi ampliada para todos os campos municipais, principalmente em áreas mais estratégicas, como educação, saúde e assistência social. Com isso, os conselhos e as audiências públicas, por exemplo, são adotados como forma de escutar a população, algo que tem sido fortalecido nos últimos três anos.

Outro exemplo de escuta popular, empregado pela administração municipal, o é processo de construção da Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública de Aracaju. Por meio de audiência pública, a Prefeitura envolveu a comunidade na discussão sobre a modernização do parque de iluminação da capital sergipana, abrindo espaço para a apresentação de ideias e sugestões acerca da iniciativa.

Com a construção de tais mecanismos para a aproximação popular, ouvindo opiniões, sugestões e críticas, às ações e mudanças podem acontecer de forma concreta e potencial. No caso do questionário sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, os dados coletados junto aos aracajuanos serão compilados e inseridos no PLDO a ser enviado para apreciação na Câmara de Vereadores até o mês de junho, salvo alterações do cronograma mediante o cenário da pandemia. As audiências públicas, em decorrência do atual panorama, também contam com previsão de serem realizadas em ambiente virtual, em datas ainda a serem definidas.