Prefeitura abre novo Chamamento para contratar enfermeiros emergencistas e farmacêuticos

Saúde
20/05/2020 00h17
Início > Noticias > 86434

Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública em decorrência do enfrentamento do coronavírus na capital, a Prefeitura de Aracaju abriu nesta quarta-feira, 20, mais um chamamento público para contratação imediata de profissionais da saúde. Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, o processo se faz necessário para ampliar as equipes de saúde que atuarão no hospital de Campanha, unidade voltada aos casos de covid-19.

Esse chamamento está regido pelo Edital Nº 07 e visa à contratação de enfermeiros (urgência e emergência) e farmacêuticos, como explica o assessor jurídico da SMS e representante do chamamento público, Pedro Rochadel.

“Inicialmente, estão previstas 80 vagas para enfermeiros - urgência e emergência e 15 vagas para farmacêuticos. Como é uma chamada pública, não tem seleção, o critério é por ordem de cronologia, a pessoa precisa ter formação em enfermagem e farmácia; e ter os documentos exigidos no edital”, afirmou Rochadel.

De acordo com o assessor, foi aberto, também, um cadastro reserva para que, caso haja necessidade, os profissionais possam ser chamados prontamente. Essa chamada pública é de contratação imediata, os contratos que estão sendo firmados têm duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período ou enquanto durar o estado de emergência em saúde pública, reconhecido por meio do Ministério da Saúde (MS), mediante Portaria nº 188/2020. Outro ponto destacado pelo representante do chamamento é a garantia de todo o suporte para os profissionais.

“Ficou alinhado que a administração municipal vai garantir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais conforme preconizado pelo MS. Todos os novos profissionais passarão por capacitações, com o objetivo de atualizar os profissionais para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos de coronavírus, conforme protocolo estabelecido”, ressalta.

Processo
Os profissionais interessados devem efetuar a solicitação de inscrição por meio do protocolo, disponível na Secretaria da Saúde de Aracaju. “Será admitida a inscrição a partir de amanhã, 21, somente presencial [na sede da Secretaria, na rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio], oportunidade na qual o profissional entregará toda a documentação exigida no edital, e se validada, saíra com sua lotação imediata”, enfatiza Rochadel.

Seguindo o Edital nº 07, de 20 de maio, o profissional deverá apresentar cópia acompanhada de original do documento de identidade com CPF; comprovante de residência; número do PIS/PASEP; uma conta bancária vincula ao interessado do trabalho, certidão de casamento se for casado; e estar om registro regular válido junto ao Conselho da sua categoria.

Todos os novos profissionais passarão por capacitações, com o objetivo de atualizar os profissionais para abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos de coronavírus, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Entre os temas trabalhados na atualização, está as questões da saúde e segurança dos trabalhadores, com uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), além dos exames diagnósticos, testes moleculares e sorológicos, e a prevalência de sintomas na definição de casos com estratificação da população alvo e tratamentos mais adequados.