Prefeitura garante celeridade no atendimento emergencial prestado à população

Defesa Social e Cidadania
28/05/2020 15h10

A previsão de chuvas, na capital, se confirmou com precipitações mais intensas na tarde desta quinta-feira, 28. Em apensa uma hora, os pluviômetros da cidade registraram o acumulado de 12mm, no início da tarde, quando houve dois dos seis chamados registrados durante o dia, através do serviço emergencial 199. Todas as solicitações foram prontamente atendidas por equipes da Defesa Civil Municipal.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém a atuação proativa, com reforço do estado de atenção das equipes e monitoramento das áreas de risco.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca a atenção aos chamados da população. "O serviço funciona 24h. Desde o início da manhã nossas equipes atendem as solicitações para avaliação de risco e adoção das medidas necessárias para resguardar, principalmente, a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade", esclareceu.

Os atendimentos realizados, até às 15h, ocorreram nos bairros Santa Maria, Aeroporto, Centro, Cidade Nova e Farolândia. Entre as situações registradas estão avaliação para risco de desabamento, alagamento e, uma delas, ocasionada por denúncia sobre retirada indevida de paredes, em um apartamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há probabilidade de que o acumulado de chuva chegue a 50 mm, em 24h. Após receber o aviso desse e de outros órgãos responsáveis pela previsão do tempo, a Defesa Civil de Aracaju alertou a população com o envio de mensagem aos mais de 45 mil celulares cadastrados no serviço SMS - 40199.

Para minimizar possíveis transtornos que possam ser provocados pelo grande volume de chuva, a Prefeitura de Aracaju mantém o trabalho integrado entre diversos órgãos da administração municipal. As equipes permanecem de prontidão para executar medidas preventivas e reduzir o tempo de respostas às necessidade que venham a surgir.