Pacientes elogiam qualidade do atendimento do Hospital de Campanha de Aracaju

Saúde
01/06/2020 16h00

A incerteza  durante o enfrentamento ao novo coronavírus deu lugar à vitória, felicidade e comemoração à vida. Internado no Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, construído pela Prefeitura de Aracaju, o paciente Alexandre Henrique Teles, 39 anos, recebeu alta nesta segunda feira, 1º, e voltou para casa curado para rever a família.

Ao deixar o hospital, o ex-paciente agradeceu, ainda emocionado, ao tratamento recebido. “Primeiramente a Deus, e depois a todos vocês [do hospital], sem distinção, a minha eterna gratidão pelo acolhimento, cuidados e tratamento. Me senti aqui sendo cuidado por filhos, tamanho o amor, carinho e dedicação que recebi. Saio daqui grato a Deus pela oportunidade de continuar vivendo e com a certeza de que há anjos na terra trabalhando neste hospital de Campanha”, disse Alexandre ao se despedir da equipe. 

Etevaldo Santos, paciente que, inicialmente, deu entrada pelo Hospital Nestor Piva, e permanece desde o último dia 27 internado no Hospital de Campanha, agradeceu a equipe médica pela assistência recebida e deu um alerta para que a população evite se expor ao vírus. “Não é brincadeira. Eu peço que se cuidem, é muito sério o que eu passei. Estou sendo muito bem cuidado. Agradeço os que tiveram comigo, desde o primeiro atendimento, até me encaminharem para o Hospital de Campanha. Só tenho a agradecer”, afirma.  

De acordo com a coordenadora do Hospital de Campanha, Carolina Lopes, a unidade tem capacidade para 152 leitos, que serão ativados, gradativamente, de acordo com a necessidade da população, e da contratação de mais profissionais para a formação de novas equipes de atendimento. 

“Aqui temos todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos aos pacientes infectados pela covid-19, como luvas, capotes, máscaras, óculos de proteção, protetor face Shield, além de insumos e medicamentos. O Hospital de Campanha foi projetado para atender a demanda de casos de média e baixa complexidade. Isso porque os leitos de enfermaria são de responsabilidade de gestões municipais, enquanto os leitos de UTI estão sob a gestão do Estado”, enfatizou.

A estrutura
O espaço conta com contêineres, nos quais estão instaladas três salas para DML; duas salas de utilidade; um necrotério, duas salas para paramentação; dois vestiários; quatro banheiros para funcionários; seis salas para descarte de paramentação; 12 banheiros para pacientes; e uma sala para abrigo de resíduos comum e infectante.

Toda a estrutura interna do hospital é climatizada e, além dos leitos, conta com seis postos de enfermagem; seis salas para prescrição médica; seis salas de enfermagem; seis salas para armazenamento de roupas limpas e seis para sujas; seis salas de equipamentos; seis farmácias satélite; uma sala de administração; uma sala de reunião; um laboratório, uma copa e um refeitório; três salas de descanso; uma sala de informática e dois almoxarifados, sendo um para farmácia e um para equipamentos.

Porta de entrada
O hospital de campanha da capital se soma às demais unidades de saúde da rede municipal que já realizam o monitoramento e tratamento dos pacientes com sintomas de síndromes gripais, e que são as portas de entrada para essa unidade, que são as oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) referências e os hospitais de Urgência e Emergência (Fernando Franco e Nestor Piva).