Prefeitura realiza ação preventiva contra dengue e leptospirose no Largo da Aparecida

Agência Aracaju de Notícias
01/06/2020 17h13

Por meio das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Programa de Combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta segunda-feira, 1º, uma ação conjunta contra o mosquito transmissor da dengue e a leptospirose, no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana.

Em razão da inundação provocada pela cheia do rio Poxim Mirim, e a possibilidade de acúmulo de água em alguns pontos das residências da localidade, agentes da SMS abordaram os moradores atingidos para averiguar os riscos de proliferação de vetores. A ação buscou identificar se a existência de criadouros do mosquito e orientar a população local sobre formas de prevenção a doenças.

“A principal pergunta das pessoas era se o mosquito ia surgir de repente nas casas por causa da inundação. Então esclarecemos que não e explicamos que para se proliferar ele precisa de água parada, que poderia estar em um tambor, caixa d’água, pneu, garrafa ou outro objeto que pudesse acumular água. Por isso explicamos que as pessoas devem ficar atentas e não deixar água acumulada”, explica Jeferson Santana, gerente do programa de controle do Aedes aegypti da SMS.  

Já as equipes do Centro de Controle de Zoonoses se concentraram em explicar aos moradores os riscos da leptospirose, doença também perigosa e comum durante inundações. Os agentes do órgão visitaram cerca de 400 casas e conversaram do lado de fora com os moradores sobre o que é a leptospirose e o que fazer caso apresente algum dos sintomas. Além da conversa, panfletos educativos sobre a doença foram distribuídos. 

“É fundamental esse trabalho de orientação, pois as pessoas passam a ter conhecimento do que é a doença e sabem exatamente o que fazer quando apresentarem sintomas, principalmente, para não confundi-la com outras enfermidades. É um trabalho que surte efeito e nos permite alcançar nossos objetivos”, afirma o supervisor de endemias do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju, José Bomfim.

Ações anteriores
Antes de o rio Poxim verter ao atingir sua capacidade máxima, inundando parte do Largo da Aparecida, no último dia 20, a Prefeitura de Aracaju, de forma preventiva, garantiu a assistência necessárias às famílias que moram na localidade, retirando-as, de forma antecipada, acolhendo-as num hotel, onde garantiu três refeições diárias e produtos de higiene pessoal e limpeza.

Os móveis e demais pertences dos moradores que aceitaram a ajuda da administração municipal foram transportados e guardados em galpões da Prefeitura. Para garantir o retorno seguro das 44 famílias acolhidas pelo Município, todo o Largo da Aparecida foi desinfetado pela Emsurb. 

A Prefeitura segue monitorando o local para evitar transtornos à população. “A presença do poder público é fundamental nesse momento, pois leva às pessoas a esperança e a certeza de que não estão sozinhas”, ressalta Jeferson Santana.