Prefeitura assegura oferta diária de ações voltadas ao combate à covid-19

Agência Aracaju de Notícias
02/06/2020 17h13
Início > Notícias > Prefeitura assegura oferta diária de ações voltadas ao combate à covid-19

Diariamente, a Prefeitura de Aracaju tem realizado ações específicas de combate à pandemia da covid-19 a fim de controlar a disseminação do vírus entre a população aracajuana. Para isso, equipes de secretarias e órgãos municipais atuam em diversas frentes, simultaneamente.

Uma dessas ações é voltada à fiscalização de espaços públicos. Realizada por equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a atividade visa o monitoramento desses locais a fim de evitar descumprimento das normas estabelecidas por decreto.

Nesta terça-feira, 2, a fiscalização ocorreu em pontos de ônibus da avenida Ivo do Prado; em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse); no bairro Santo Antônio; na feira livre do Batistão; no entorno e no mercado Maria Virgínia Leite Franco;  no Centro Comercial; nos mercados setoriais dos bairros; nos Calçadões do Centro Comercial e região e na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro.

Vacinação

Oura frente em que a gestão tem atuado com diversas ações é a prevenção, através da imunização. Nesta terça, através da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura deu continuidade à vacinação contra a Influenza, que seguirá até o dia 30 de junho. Com a extensão do prazo, os grupos prioritários da campanha que ainda não receberam a dose terão a oportunidade de receber a dose da vacina em uma das Unidades Básicas de Saúde da capital.

Mesmo Aracaju tendo atingido, até o momento, 73% da meta geral, a administração alerta para o baixo índice de imunização de alguns grupos que fazem parte da terceira fase, formados por pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade, que estão com índices entre 30% e 35%.

“A SMS chama a atenção para esses grupos prioritários, pois estamos observando que as coberturas vacinais para esses grupos estão muito baixas. Embora a nossa meta esteja em torno de 73%, não é uma cobertura homogênea, e isso faz com que tenhamos um olhar mais cuidadoso em relação a esses grupos prioritários”, alerta a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Monitoramento

Além dessas, a Prefeitura também realiza, todos os dias, fiscalizações no Aeroporto Internacional Santa Maria, onde são mantidas equipes da Secretaria para verificar o estado de saúde de quem chega à capital. A depender dos sintomas, os profissionais já fazem as orientações sobre os serviços de saúde disponíveis.

Segundo a coordenadora do Programa de IST/Aids da Secretaria, Débora Oliveira, a ação é desenvolvida por uma equipe composta de 15 a 20 profissionais. “Além de verificar a temperatura, a gente distribui material informativo e faz orientações quanto à prevenção e à higienização, além do uso das máscaras”, explica Débora.

A equipe também atualiza os passageiros sobre os decretos em vigência no Estado e na capital, especialmente sobre o isolamento social. “Também informamos que há unidades de saúde referência para síndromes gripais, sobre nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sobre o MonitorAju, nosso serviço de monitoramento e acompanhamento”, ressalta a coordenadora.

Para ela, a manutenção dessa ação é importante e causa efeitos positivos. “As pessoas, quando chegam aqui, elogiam a iniciativa, ficam felizes por terem sido recebidas por profissionais da saúde e poderem tirar suas dúvidas, evitando a disseminação e ajudando a combater o vírus”, destaca.

A equipe que atua no Aeroporto já monitorou, até o dia 31 de maio, mais de oito mil pessoas. “Atualmente, 30 delas estão sendo acompanhadas pelo MonitorAju”, revela Débora. Em funcionamento desde o mês de março, o canal de atendimento ampliou seus serviços e, atualmente, além de prestar orientação e monitorar casos suspeitos, também passou a acompanhar os casos confirmados de covid-19.