Prefeitura promove videochamadas entre familiares e pacientes do Hospital de Campanha

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2020 16h30

Com o objetivo de estreitar os laços dos aracajuanos acometidos pela covid-19 internados no Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar e seus familiares, em um momento em que o isolamento dos enfermos é fundamental, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu dez aparelhos celulares que estão sendo utilizados para a realização de videochamadas. 

O serviço foi pensado para auxiliar os cidadãos que por alguma dificuldade, seja inabilidade com a tecnologia ou falta de acesso ao recurso, possam manter contato com seus entes queridos em tratamento contra a covid-19. 

Ao disponibilizar a nova ferramenta a gestão reforça seu compromisso com o atendimento de qualidade àqueles que estão enfrentando esse momento de dificuldade. “As ligações são importantes, porque passam mensagens de força para os pacientes. A maioria deles são idosos e, por vezes, não compreendem bem o motivo de estarem isolados ou não estão habituados com a tecnologia da videochamada. Então, há um sentimento de abandono. Depois que conseguimos conectar os familiares percebemos o tanto de ânimo que os pacientes ganham, a vontade de vencer a doença”, explica Rose Fraga, assistente social do Hospital de Campanha. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América, foi preparada para receber os familiares dos aracajuanos internados. No local, foi instalada uma rede de internet com alta velocidade, propiciando uma comunicação de qualidade. 

O acesso ao serviço é mediado via setor de assistência social do próprio Hospital de Campanha, que em trabalho conjunto com o setor médico avalia as condições para que a chamada seja realizada e agenda um horário com a assistência social da UBS Joaldo Barbosa. 

Tudo é planejado e feito de forma que não se formem aglomerações. Além disso, a referida unidade foi escolhida de maneira estratégica, por conta da facilidade de acesso via sistema público de transporte.