A Prefeitura de Aracaju promove nesta terça-feira, 9, ações de limpeza e conservação em diversas regiões da capital. Esse trabalho, coordenado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), contempla serviços de varrição, capinagem, roçagem mecanizada e coleta de resíduos.
Seguindo o cronograma definido previamente pela Emsurb, garis e margaridas atenderam as vias públicas dos bairros Santos Dumont, Ponto Novo, Olaria, Farolândia, Santa Maria, Jardins, Coroa do Meio e Atalaia.
Em dois dos principais corredores viários da cidade, as avenidas Visconde de Maracaju, no Santos Dumont, e a Augusto Franco, no Ponto Novo, 18 equipes atuaram na capinação manual e roçagem mecanizada. A manutenção deste trabalho contribui para evitar que os mecanismos de drenagem, a exemplo de bueiros, fiquem obstruídos evitando possíveis pontos de alagamentos causados pela retenção da água nas vias.
Já no bairro Santa Maria, no conjunto Valadares, cerca de 100 agentes deram continuidade as atividades de manutenção e limpeza, que nas últimas semanas contemplou, em regime de mutirão, outras áreas, como o conjunto Padre Pedro, residenciais Jardim Santa Maria, Vida Nova, Jardim Recreio e loteamento Prainha. Segundo a diretoria de Operações, nos próximos dias deverão ser atendidas ainda as comunidades do loteamento Senhor do Bonfim, Marivan e Paraíso do Sul.
O diretor de Operações da empresa, Bruno Moraes, frisou que em todas essas localidades as equipes seguem atentas também à eliminação de locais que sirvam de criatórios para o Aedes aegypti, como garrafas e pneus, alinhadas conforme o planejamento da gestão para o combate ao mosquito, estabelecido em junho de 2019, quando foi lançado o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti.
“O nosso intuito é promover, através das ações diárias de limpeza urbana, não somente melhorias para o aspecto visual da cidade, mas também o enfrentamento de agentes transmissores de doenças”, concluiu o diretor.