Prefeitura já realizou mais de 230 ações de desinfecção em áreas públicas

Serviços Urbanos
10/06/2020 16h20

A Prefeitura de Aracaju tem desenvolvido de forma contínua várias atividades a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus, entre elas a desinfecção de prédios e áreas públicas. Neste sentido, a gestão já realizou mais de 230 ações em diversos pontos da cidade, conforme cronograma elaborado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Nesta quarta-feira, 10, o serviço que utiliza produtos com efeito antibactericida e esterilizante, como o hipoclorito de sódio, foi realizado nas áreas internas e externas em unidades particulares de saúde e repartições públicas situadas no bairro São José, a exemplo dos hospitais da Unimed, Hospital do Rim e Clínica das Vias Urinárias, e a sede do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe –  Ipesaúde.

Segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a empresa municipal vem, continuamente, ampliando esta ação que se integra às demais medidas adotadas pela Prefeitura para o enfrentamento à covid-19. 

“Por esta razão, além dos espaços públicos definidos, estamos atendendo também a algumas solicitações da iniciativa privada, evitando assim a contaminação da população em relação ao coronavírus. É uma atividade que tem trazido bons resultados e tem um efeito psicológico nas pessoas, que passam a se sentir mais seguras quando sabem que o ambiente está controlado, limpo e apto para que elas possam trabalhar e receber aquela cidadã ou cidadão que ainda necessitam de atendimento presencial ou que precisam circular próximo a esses locais”, informou Luiz Roberto.

O presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, reconheceu a importância desta iniciativa da administração municipal. “Mesmo com a suspensão dos atendimentos presenciais para alguns setores do Ipesaúde, em virtude das medidas preventivas relacionadas à covid-19, ainda temos a circulação de colaboradores em nossa unidade central. Por isso, considero crucial essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução deste serviço, que é muito relevante para a promoção da devida assepsia dos ambientes”, ressaltou.

A prestação constante do serviço feito por agentes capacitados foi destacada pela técnica de segurança do trabalho do Hospital do Rim, Júlia Emanoela Torjal Santos. “Esta é a segunda vez que executamos essa ação em parceria com a Emsurb. Sabemos que é um trabalho minucioso e que exige uma equipe bem treinada, e isso se aplica ao serviço que a empresa realiza. Desta forma, garantimos mais segurança aos nossos funcionários e pacientes, principalmente neste momento de pandemia”, frisou ela.
                                     
O reforço nos cuidados de higienização durante a pandemia também foi lembrado pela coordenadora de Enfermagem do Hospital da Unimed, Renata Freitas Bonfim. “Grande parte do contágio do vírus que ocasiona a covid-19 acontece pelo contato, por isso é necessária a higienização dos espaços externos com intenso trânsito de pessoas. O vírus pode sobreviver por vários dias, daí a manutenção dos locais higienizados e a conscientização sobre as medidas de segurança”, enfatizou a enfermeira.

Ação continuada
O serviço de desinfecção de áreas públicas teve início no final do mês março. Desde então, estão sendo desinfetados, numa ação continuada, terminais e pontos de ônibus e de táxi, mercados, casas de apoio a idosos, clínicas, hospitais, órgãos públicos, unidades da segurança pública e unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.

Todos os agentes que atuam na linha de frente da limpeza foram capacitados e desempenham suas funções com a utilização de equipamentos de proteção individual como óculos, máscara com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.