Com planejamento eficiente, Prefeitura assegura e otimiza serviços de limpeza urbana

Serviços Urbanos
15/06/2020 17h21

Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju vem assegurando à população a oferta regular de serviços de limpeza urbana, os quais têm sido mantidos mesmo em meio à pandemia. Tudo isso é fruto do compromisso e planejamento da gestão que, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolve diariamente ações para a manutenção e higienização dos espaços públicos da capital.

Por esta razão, a empresa dinamizou o seu cronograma e assim otimizou as atividades de sua competência, no tocante à limpeza e conservação da cidade, como a coleta de lixo domiciliar, varrição, roçagem mecanizada, recolhimento de descarte irregular e  manutenção de áreas verdes, como forma de manter o bem-estar e conforto das cidadãs e cidadãos aracajuanos.

Para minorar os transtornos causados pela obstrução dos mecanismos de drenagem, a exemplo dos bueiros, a Emsurb, em apoio aos trabalhos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), conta também com equipes de capinação. Devido à chegada do período de chuvas, época em que a vegetação cresce em um ritmo mais acelerado, o empenho destes profissionais tem sido primordial para a efetividade deste serviço, que elenca uma das atividades consideradas essenciais. 

Com esses trabalhos rotineiros, que na maioria das vezes são executados em regime de mutirão, a administração do município consegue obter mais celeridade no atendimento às demandas de limpeza pública, efetivadas de acordo com as necessidades pontuais de cada bairro.

“Entendemos que realizadas de modo contínuo, essas ações integram os esforços da Prefeitura para garantir assiduidade na prestação dos serviços públicos, igualmente essenciais à população, mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Seguindo a linha da prevenção, preconizada e desenvolvida pela gestão, desde a criação do Comitê de Gerenciamento de Crises, em 2017, a Emsurb intensificou, ainda, o direcionamento do serviço de limpeza dos canais, sobretudo em regiões mais vulneráveis, a exemplo do bairro Santa Maria, loteamento Jardim Bahia, na Soledade, avenida Airton Teles, Praia Formosa e do Largo da Aparecida, no Jabotiana, onde este acontece pelos métodos manual, mecanizado ou por barragem móvel.

“Atuamos de maneira antecipada durante todo o ano, com o intuito de preparar a cidade para o enfrentamento de situações adversas. Com isso, mesmo diante da chegada do período de chuvas mais volumosas, estamos conseguindo uma resposta positiva da cidade, no que se diz respeito a ocorrências de alagamentos”, salientou Luiz.

Trabalho simultâneo

Paralelo às ações de conservação da cidade, por intermédio da Emsurb, a Prefeitura tem adotado um conjunto de medidas fundamentais para o enfrentamento ao novo coronavírus, como a nova configuração das feiras livres, as medidas preventivas adotadas nos mercados municipais, bem como as ações de desinfecção de áreas públicas.

Por isso, a partir da retomada das atividades das feiras, em 18 de abril, a Emsurb estabeleceu critérios rigorosos, como o espaçamento e redução de bancas, uso de equipamentos, como lavatórios portáteis, fixação de material informativo e disponibilização de máscaras descartáveis e álcool em gel em um dispositivo inovador que diminui o contato entre as pessoas, o pedal gel.

Já nos mercados os cuidados foram reforçados com o controle de pessoas nos acessos, instalação de recipientes com álcool em gel, além da obrigatoriedade do uso de máscaras.

“Aliado a isso, intensificamos as ações de limpeza nos mercados, inclusive com dedetização e desratização dos espaços, para evitar a proliferação de vetores, como ratos, baratas e outros insetos, que podem prejudicar a saúde dos permissionários e consumidores, além da desinfecção dos ambientes externos e internos pulverizando uma solução de hipoclorito de sódio”, reiterou Luiz Roberto.

Ainda no âmbito do enfrentamento à pandemia, a Emsurb já executou, desde o final de março, mais de 230 ações de desinfecção de prédios e áreas públicas.

“É um serviço que tem trazido bons resultados e tem um efeito psicológico positivo nas pessoas, que passam a se sentir mais seguras em ambientes controlados e limpos. Por esta razão, expandimos a nossa programação diária e estamos atendendo também a algumas solicitações da iniciativa privada”, concluiu o presidente.