Prefeitura intensifica medidas preventivas contra covid-19 no cemitério São João Batista

Serviços Urbanos
16/06/2020 16h45
Início > Notícias > Prefeitura intensifica medidas preventivas contra covid-19 no cemitério São João Batista

A Prefeitura de Aracaju vem ampliando as medidas preventivas visando à redução do risco de propagação da covid-19. Por este motivo, nesta terça-feira, 16, através do cronograma elaborado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a gestão levou o serviço de desinfecção ao cemitério São João Batista, no bairro Ponto Novo.

O trabalho de higienização iniciado pela área interna do espaço contou com a lavagem, seguida da pulverização com uma solução de hipoclorito de sódio, produto antibactericida e esterilizante. O mesmo aconteceu na área externa. De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, essa atividade se soma a outras iniciativas adotadas pela administração municipal, no tocante aos cuidados preventivos em locais com circulação de pessoas.

“Mesmo com as restrições para sepultamentos, que integram as medidas complementares temporárias definidas por meio da Resolução nº 02/2020, é importante mantermos esses ambientes controlados, uma vez que, embora em número reduzido, ainda temos a circulação de familiares ou amigos que comparecem às cerimônias”, explicou o presidente.

Dentro dos critérios de prevenção aos velórios e sepultamentos realizados na capital, Luiz Roberto destacou outros pontos relevantes contemplados na resolução. “Com relação aos velórios, estes não serão permitidos e a cerimônia de sepultamento deverá ocorrer de forma imediata, sem cortejos e aglomerações, com no máximo dez pessoas, respeitando o distanciamento social de dois metros entre elas”, informou ele.

Ainda sobre o sepultamento, a administração municipal orienta que a urna funerária seja mantida fechada durante toda a cerimônia, evitando qualquer contato (toque/beijo) com corpo do falecido em qualquer momento. Já as pessoas que pertencem a grupos considerados de risco: gestantes, lactantes, com igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, a recomendação é que as mesmas evitem comparecer nestes espaços. 

Outras medidas
A preocupação da Prefeitura vai além de resguardar a vida das pessoas que acompanham as cerimônias, mas também com a saúde dos colaboradores que atuam nas atividades de sepultamento nos cemitérios públicos da capital. Por isso, a gestão reforçou e manteve o padrão dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) utilizados por eles, que incluem botas, óculos, aventais, máscaras, protetores faciais, dentre outros. A iniciativa segue os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), direcionados aos serviços funerários. 

Sobre outras medidas de enfrentamento à pandemia, Luiz Roberto lembrou que a administração municipal reforçou os critérios de prevenção e higienização              nos cemitérios São João Batista, no Ponto Novo, e no Helena Bandeira, no bairro Atalaia.
        
“Instalamos nestes locais recipientes com álcool em gel, além da fixação de material informativo com as recomendações necessárias para que não haja a proliferação do novo coronavírus”, concluiu Luiz.