Videochamadas tranquilizam pacientes internados no Hospital de Campanha e familiares

Agência Aracaju de Notícias
19/06/2020 04h00
Início > Notícias > Videochamadas tranquilizam pacientes internados no Hospital de Campanha e familiares

Com o intuito de auxiliar os cidadãos que estão enfrentando a pandemia de covid-19, assim como garantir transparência no repasse de informações dos aracajuanos internados no Hospital de Campanha (Hcamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem realizado sistematicamente videochamadas entre os pacientes internados e seus familiares. 

Por meio de dez smartphones adquiridos pela SMS, a equipe do Setor de Serviço Social do HCamp tem estreitado laços entre os usuários e seus entes queridos, de forma que a solidão ocasionada pelo internamento seja reduzida. 

“O serviço funciona como uma ponte entre a família e o paciente que está internado, uma vez que a Convid-19 é uma doença altamente contagiosa e, por isso, o usuário não ter acompanhante nem receber visitas. Nós pensamos nesta forma de comunicação para tranquilizar a família e o paciente e, inclusive, temos visto isso se transformar em uma melhora na condição de saúde da pessoa doente”, explica a assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, Ana Régia.  

Qualquer paciente internado  pode ter acesso, embora haja prioridade para aqueles mais idosos, que normalmente não sabem manusear a tecnologia, e os que são mais vulneráveis socialmente, que muitas vezes não tem internet ou um aparelho disponível. 

Os agendamentos são feitos pela equipe do Setor de Serviço Social do Hospital de Campanha, em comum acordo com a família, no momento do internamento, quando são delimitados os melhores horários para o contato. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, localizada no bairro América, foi preparada para receber os familiares dos aracajuanos internados que dispõem de um celular ou internet. No local, foi instalada uma rede com alta velocidade, propiciando uma comunicação de qualidade. 

Por meio da ligação os familiares recebem informações do boletim médico, o estado do paciente, assim como orientações passadas por psicólogos e assistentes sociais sobre como passar por todo esse processo e quais os direitos e benefícios aos quais a família tem acesso dependendo da sua situação social.

Humanização
A comunicação é fundamental para buscar tranquilizar as famílias que estão abaladas pelo medo de perder quem se ama, por isso a ação da administração municipal recebe o reconhecimento de Pedro Santos Filho. Sua mãe, Maria Francisca de Jesus, 85 anos, está internada no HCamp desde o dia 4 de junho. Conseguir conversar com ela é alívio para sua angústia.
 
“Quando eu recebi a notícia que minha mãe estava com coronavírus foi como receber uma pancada, como se tivessem colocado dois sacos de cimento nas minhas costas. Toda a família ficou preocupada porque é uma idosa. Fiquei com medo de perder minha mãe. Mas graças a Deus ela está sendo bem atendida no Hospital de Campanha, está estável e nós temos esperança que ela vai se recuperar”, lembra. 

Após o susto, saber que poderia falar com sua mãe, vê-la e obter informações sobre seu quadro de saúde, fizeram toda a diferença. “No momento da internação nós ficamos com medo de que ela ficasse isolada, sem contato nenhum, porque a gente sabe que ela iria se sentir abandonada, sozinha. Mas com essas chamadas de vídeo a gente consegue se falar, o que deixa tanto ela quanto a gente feliz. Depois da primeira vez que nós nos falamos eu senti até que ela melhorou. Os olhos dela chega brilhavam. Quando ela sair será o dia mais feliz da minha vida. Saber que com 85 anos ela venceu essa doença vai ser a melhor sensação”, conta emocionado.