Comitê Municipal de Combate à Pobreza potencializa ações voltadas à população carente

Assistência Social e Cidadania
17/06/2020 16h10

A somação de esforços tem sido fundamental para o enfrentamento ao novo coronavírus. Em Aracaju, a Prefeitura Municipal tem desenvolvido um amplo conjunto de ações para garantir a devida assistência social aos aracajuanos, sobretudo à parcela socialmente mais vulnerável. Para isso, o Município tem contado com o Comitê de Combate à Pobreza, para o qual os servidores municipais podem destinar 1% de seu salário para ações socioassistenciais desenvolvidas pela administração.

Até antes da pandemia da covid-19, o Comitê Municipal de Combate à Pobreza só contava com recursos destinados por servidores comissionados. Porém, de modo a potencializar ainda mais as ações da Assistência Social de Aracaju, o Comitê passou a receber contribuições de toda a sociedade, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Com os recursos arrecadados, o Município tem ampliado, por exemplo, o acolhimento de pessoas em situação de rua em abrigos emergenciais.

Para fiscalizar a correta aplicação dos recursos financeiros, existe uma comissão composta por representantes das secretarias municipais da Assistência Social, da Educação (Semed), da Saúde (SMS) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Esse é utilizado para a aquisição de cestas básicas, materiais de limpeza e higiene pessoal.
 
Os recursos do Comitê podem ser destinados, também, à cobertura de custos de benefícios eventuais e emergenciais, como auxílio-funeral, para atender às situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, de indivíduos e famílias usuárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas), bem como manutenção dos equipamentos, dos serviços e das ações socioassistenciais do Município.

Segundo a diretora administrativa e financeira da Assistência Social de Aracaju, Stella Maris Moreira, “a contribuição financeira dos servidores do município, através de desconto em folha de pagamento, é de suma importância para garantir o fornecimento de bens e serviços essenciais para a população que se encontra abaixo da linha de pobreza”, salientou.

Como contribuir
Para quem é servidor público da Prefeitura de Aracaju e deseja contribuir, basta se dirigir ao setor dos Recursos Humanos (RH) e solicitar a destinação. Já para população em geral, o Comitê de Combate à Pobreza, da Assistência Social de Aracaju, disponibilizou a seguinte conta bancária para depósito: Banco do Brasil; agência: 3611-0; conta: 6704-0; CNPJ: 13.128.780/0045-12.