No Centro POP, Prefeitura assegura atendimentos à população de rua

Família e Assistência Social
18/06/2020 11h30
Início > Notícias > No Centro POP, Prefeitura assegura atendimentos à população de rua

Além dos abrigos emergenciais estruturados pela Prefeitura de Aracaju para resguardar a população de rua durante a pandemia, a Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), situado na região central da cidade, continua oferecendo atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social que desistiram ou não aceitaram cumprir o isolamento social em um dos quatro espaços disponibilizados pela gestão municipal.

De acordo com o coordenador da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Jonathan Rabelo, o Centro POP garante a assistência necessária para essas pessoas. “Continuamos realizando os atendimentos no Centro POP de forma adaptada para não expor nossos trabalhadores e usuários ao risco de contágio da doença. A unidade está de portas abertas para receber as pessoas em situação de rua. Os usuários que se encontram nos alojamentos não são obrigados a permanecer no espaço, por isso é importante ressaltar que, para essas pessoas, o Centro POP oferece todo o apoio fundamental para higiene e limpeza social, alimentação e outros serviços ofertados", destaca.

O usuário que frequenta o Centro POP pode guardar seus utensílios, tomar banho, lavar roupas, ter acesso à alimentação, como café da manhã e tickets refeição para almoço e jantar em restaurante popular. O espaço conta com refeitório, banheiros; salas para atendimento psicossocial, leitura e integração social; realização de oficinas; inserção no Cadastro Único para programas sociais do governo federal; encaminhamentos para diversos serviços da rede de políticas públicas, como emissão da carteira de identidade, dentre outros.

Segundo o coordenador do Centro POP, Edilberto Filho, as atividades nessa unidade socioassistencial estão sendo desenvolvidas normalmente, seguindo um novo protocolo de atendimento.

“Buscamos respeitar o distanciamento social, prestando o atendimento em horário marcado. Distribuímos máscaras e produtos de higiene pessoal para os usuários. Aqueles que não aceitaram ou desistiram de fazer o isolamento social em um dos nossos espaços, continuam recebendo a assistência necessária no Centro POP. Manter a unidade em funcionamento é primordial, sendo um dos principais serviços das políticas públicas do município. O Centro POP é referência para as pessoas em situação de rua, as quais percebem são acolhidos, respeitadas em seus direitos e têm suas demandas são ouvidas. O trabalho desenvolvido dentro da unidade é de suma importância na perspectiva de garantia de direitos e promoção da cidadania”, explicou Edilberto.

Dos alojamentos, dois funcionam como retaguarda, a exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental, a Emef Freitas Brandão, no bairro Suíssa, e o Centro Espírita Laura Amazonas, localizado no bairro Santos Dumont. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, no Veneza, atua como porta de entrada para pessoas em situação de rua, onde ficam por 14 dias e, após o prazo, são transferidas para uma dessas duas unidades acima. O Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), situado no Pereira Lobo, funciona como espaço de isolamento domiciliar, quando o usuário possui prescrição médica com diagnóstico de suspeita ou confirmação de covid-19.

Para cumprir o isolamento social, recomendada pela Organização da Saúde (OMS), as atividades foram suspensas temporariamente no Centro Dia, já que os usuários são do grupo de risco da doença. A equipe multidisciplinar do equipamento realiza as atividades de forma remota, com o auxílio da tecnologia.

Abordagem Social

O serviço especializado de abordagem social é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais da Assistência Social do município, que saem às ruas para identificar quem são as pessoas em situação de risco pessoal e social que utilizam o espaço público como forma de moradia e sobrevivência. Na pandemia, o serviço foi intensificado para reforçar a garantia de atenção às necessidades de famílias e indivíduos, e convencê-los a se proteger do contágio da covid-19 em um dos abrigos emergenciais, promovendo o acesso aos serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas.

Atendimento

No Centro POP, os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h; de 12h às 13h, o serviço é interrompido para a higienização do local. A unidade está localizada na rua Laranjeiras, 984. Para entrar em contato, basta ligar para o telefone (79) 3179-3734.