Prefeitura orienta profissionais para a realização do teste do pezinho

Saúde
18/06/2020 16h45

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta os profissionais para a realização do teste do pezinho nos recém-nascidos. O teste é realizado a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê, e permite detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas nos recém-nascidos.

De acordo com a responsável técnica da SMS, Cerisa Ribeiro Bonfim, os profissionais devem informar as mães ainda durante o pré-natal sobre a importância do exame, pois começando o tratamento mais cedo, há menos chance de sequelas. 

“Porém, é preciso estar atento a um detalhe importante. O período ideal para a realização do teste é entre o terceiro e o sétimo dia. Fazer antes do terceiro dia pode fazer com que certas doenças não sejam detectadas e fazer depois, apesar de ser possível, pode atrasar o tratamento adequado de algumas enfermidades. Por esses motivos, é imprescindível que os profissionais de saúde informem e atuem seguindo esse protocolo, pois dessa forma podemos assegurar a saúde dos bebês”, alertou a responsável técnica.

Coleta do exame
No teste é feito um pequeno furo no pé do bebê e coletada uma pequena quantidade de sangue. O profissional deve preencher todos os campos do registro da amostra, como nome da mãe e data de coleta. Essencial, o teste faz diferença na vida da criança. 

“Outro ponto importante na hora do teste do pezinho é a lanceta, que é exclusiva do teste do pezinho e não pode ser usada de outro procedimento. A coleta é realizada na UBS ou na maternidade, e o material é encaminhado ao Hospital Universitário (HU), onde é feita a análise. O resultado sai em até 30 dias, mas se o exame der alterado, o hospital imediatamente entra em contato com a família da criança. A mãe deve receber o resultado onde foi feito a coleta do exame, ou seja, se fez na UBS, pega na unidade, se fez no hospital recebe o resultado lá mesmo”, enfatiza a técnica.