Cras Enedina Bonfim presta atendimento presencial e à distância durante a pandemia

Família e Assistência Social
19/06/2020 09h10
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Em meio à pandemia de covid-19, os serviços socioassistenciais são essenciais para o enfrentamento do novo coronavírus na camada mais vulnerável da capital sergipana. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, assegurou o funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, dando atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade social, para acompanhar, orientar e atender as demandas da população.
 
No município existem 16 Cras, localizados nas áreas mais vulneráveis da cidade. Através deles é possível direcionar as pessoas em situação de vulnerabilidade para que possam ter acesso aos serviços da Assistência Social e a benefícios disponibilizados pelo Governo Federal. 

Devido às medidas emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus, alguns serviços dos Centros de Referência estão suspensos para evitar aglomeração que coloque os usuários e colaboradores em situação de risco. As ações do Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif), que não necessitam de agendamento prévio, foram mantidas, para orientar as famílias sobre o momento de pandemia e atender as demandas de competência da Política de Assistência Social, quando surgem. Porém, devido às recomendações de segurança para o período de pandemia, as atividades em grupos foram suspensas desde o início da quarentena.
 
Visando manter o fortalecimento de vínculo com os usuários, o Cras Enedina Bonfim, localizado no Bairro América, vem prestando atendimento virtual, como afirma a coordenadora Elisabete Ribeiro.
 
“Em um primeiro momento nós criamos grupos de WhatsApp e ficávamos enviando mensagens, fazendo chamadas de vídeo, para que os usuários soubessem que estavam sendo lembrados, para saber a situação de cada um, orientar sobre a higienização correta das mãos e sobre a importância de ficar em casa, acompanhando a situação de cada família”, explica Elisabete.

Além de orientação sobre higienização, também são distribuídos kits de higiene pessoal para os usuários. “Para incentivar uma participação maior de cada um, nossos educadores passaram a fazer atividades e agendamento com os familiares responsáveis para que os usuários venham até o Cras para receber as sacolas lúdicas, onde disponibilizamos álcool gel, sabonete líquido, máscaras e também as atividades que eles devem realizar”, destacou Elisabete.
 
O atendimento, que é feito pela equipe de educadores sociais do Cras, agradou as usuárias Eide Santos e Ivonete dos Santos, que destacam que o atendimento à distância faz com que se sintam lembradas pela equipe de colaboradores. “Sinto-me muito bem, pois sei que não me esqueceram. Todos que atendem no Cras fazem parte da minha família”, frisa Eide.

“O atendimento é importante para que a gente possa manter contato, mesmo que virtualmente, através de mensagem ou chamada de vídeo. Também é necessário para que todos se sintam acolhidos e tirem suas dúvidas e tenham as suas demandas atendidas”, complementou Ivonete.
 

Horários de Atendimento
 
Devido à pandemia, o horário de funcionamento dos Centros de Referência foi alterado. Antes, o atendimento ocorria das 7h às 17h, agora ocorre das 8h às 16h, garantindo a devida assistência à população.