Prefeitura realiza atividades alusivas ao período junino no Caps Primavera

Agência Aracaju de Notícias
25/06/2020 08h00
Início > Noticias > 86819

Com o objetivo de ressignificar os fatores socioemocionais e psicossociais que perpassam a pandemia do novo coronovírus e os seus efeitos no período das festas juninas, a Prefeitura de Aracaju está realizando no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera atividades lúdicas e terapêuticas com os usuários. 

As ações estão ocorrendo no período matutino, entre os dias 22 e 26, para receber os usuários que frequentam a unidade mediante agendamento individual, dando seguimento aos tratamentos com os psicólogos, psiquiatras, médicos e assistentes sociais.

“As atividades visam ressignificar junto aos usuários esse período tão emblemático no nosso estado. O período junino será atípico devido à pandemia, portanto estamos trabalhando através da cultura aspectos socioemocionais. As atividades são realizadas apenas para os usuários já agendados para o dia, respeitando todas as orientações de prevenção e distanciamento social. A programação conta com rodas de conversa sobre a temática junina, bem como outras atividades lúdico terapêuticas”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Chenya Coutinho. 

Por conta da pandemia, as atividades coletivas, muito aguardadas pelos usuários, estão suspensas. Nesta época do ano, em geral, uma quadrilha era formada e se apresentava em evento para as famílias e convidados. A mudança pode gerar estresse para alguns dos pacientes, por isso alternativas foram planejadas, tanto para explicar o que está acontecendo quanto para substituir, de acordo com o possível, o que era feito antes. 

Desta forma, na medida em que os usuários chegam para seus compromissos, no momento que estão esperando sua vez de atendimento, os profissionais do Caps Primavera estão promovendo rodas de conversa (com no máximo qautro ou cinco pessoas), colocando músicas e buscando evidenciar a cultura junina para tratar como eles estão se sentindo, como estão percebendo a necessidade de modificações e lidando com a falta que as atividades em grupo estão fazendo.