Prefeitura mantém serviços diários de enfrentamento à pandemia em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
22/06/2020 17h10

A Prefeitura de Aracaju tem assegurado ações diárias, de maneira intersetorial, em frentes simultâneas compostas por diversos órgãos da administração municipal, a fim de controlar a disseminação do novo coronavírus na capital. São medidas de segurança e serviços criados para garantir aos cidadãos o máximo de segurança possível em meio à pandemia.

Nesta segunda-feira, 22, a Empresa Municipal de Serviços urbanos (Emsurb) deu continuidade às ações de fiscalização e monitoramento dos espaços públicos da cidade, e de desinfecção. .

Na área da Assistência, para garantir os direitos da população, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) continuam atuando, exceto o do Porto Dantas, que está temporariamente desativado para manutenção e teve os serviços transferidos para o do Coqueiral. O Cras é a porta de entrada, por onde as famílias que precisam de apoio da gestão procuram os serviços.

A equipe analisa a situação das pessoas e as encaminha para as políticas públicas específicas. Além disso, é no Cras que o cadastro único está sendo realizado, além das orientações sobre benefícios, como o auxílio emergencial. O horário de atendimento é das 8 às 16, assim como nos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas).

Os Centros de Referência Especializada em Assistência Social estão com os serviços centralizados no Creas Viver Legal, no bairro Ponto Novo, e atendem grupos, famílias ou pessoas que já estão com os direitos violados, como mulheres vítimas de violência, criança e adolescente abusados ou em trabalho infantil.

O serviço de abordagem social também permanece ativo. As equipes conscientizam as pessoas para que aceitem o acolhimento emergencial da Prefeitura e que sejam acolhidas em uma das unidades que a gestão disponibilizou. O Centro Pop é outro serviço disponível. Ele continua recebendo as pessoas em situação de rua e fornecendo café da manhã e tickets de alimentação para almoço e jantar.

MonitorAju
Em funcionamento desde o mês de março, o canal de atendimento MonitorAju presta um serviço de orientação à população sobre o coronavírus e monitora  a situação dos casos suspeitos e confirmados de covid-19 e que estão em isolamento domiciliar.  

O serviço pode ser acessado por três formas: via telefone, ou seja, pelo canal de atendimento 0800 729 3534; pelo site www.aracaju.se.gov.br/monitoraju; e no aeroporto da capital, onde é feito o cadastro dos passageiros que desembarcam.

Vacinação

Por meio da Secretaria da Saúde, a gestão municipal está intensificando a vacinação contra a gripe, sempre reforçando a importância de vacinação contra a Influenza e convocando a população para regularizar o cartão de vacina nas Unidades de Saúde do município. A campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 30 de junho.

“Embora Aracaju esteja com a cobertura vacinal de 87% para Influenza, alguns grupos permanecem com cobertura menor que 50%, com exceção das crianças. Por ser a última semana, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como gestantes, idosos e puérperas, procurem as unidades, pois,  uma vez finalizada a campanha, a gente abre a vacinação para a população em geral”, explica a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.