Prefeitura e Avosos disponibilizam Ambulatório Pediátrico de Triagem para detecção precoce de câncer

Saúde
25/06/2020 16h10

Por meio da parceria existente entre a Prefeitura de Aracaju e a Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) foi possível qualificar ainda mais o atendimento pediátrico oferecido pela Rede de Atenção Primária do Município. A partir do mês de julho, pacientes pediátricos com suspeita de câncer serão regulados via Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar) e encaminhados para atendimento no Ambulatório Pediátrico de Triagem da Avosos. 

Segundo a coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho, o atendimento pediátrico nas Unidades Básicas de Saúde seguirá regularmente e sempre que o médico ou enfermeiro de Saúde da Família avaliar a necessidade de atendimento pediátrico, será feita a solicitação via sistema. Entretanto, quando, na avaliação, o profissional detectar possíveis sintomas que justifiquem uma investigação oncológica, essa solicitação será feita para uma consulta com pediatra com todas as informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a qual será realizada no Ambulatório de Triagem da Avosos. 

Kamila destaca, também, a celeridade na realização de exames que a parceria trará. “Vão ser 80 consultas/mês, sendo 16 consultas semanais disponíveis para Aracaju. Esse é um ganho muito grande para as mães, para os profissionais e, principalmente, para as crianças porque o caminho que o paciente percorria antes era muito longo e de muitas espera para fazer os exames. Regulando pelo sistema da Secretaria Municipal de Saúde, a criança consegue fazer os exames, ter o diagnóstico precoce e dar celeridade ao tratamento com os parceiros da própria Avosos”, explica. 

Para o presidente da Avosos, Wilson Melo, o trabalho conjunto com foco no diagnóstico precoce é fundamental na redução dos índices de mortalidade infantojuvenil por câncer, na diminuição de internações, de tratamentos agressivos e sequelas tão comuns quando a doença é diagnosticada tardiamente. Ele também ressaltou o pioneirismo da ação.

"Essa parceria é muito importante para as nossas crianças, porque o câncer infantil quase não tem prevenção e o gargalo é justamente detectar precocemente. Ao longo dos anos, a gente tenta sensibilizar sobre a importância das Unidades Básicas como porta de entrada para detectar esses casos suspeitos. O que estamos fazendo é quase que pioneiro no Brasil, um ambulatório exclusivo para triagem de câncer infantojuvenil. E esse Acordo de Cooperação é sem ônus para a Secretaria da Saúde, a Avosos não recebe nenhum recurso financeiro pelos atendimentos”, disse. 

Wilson pontuou que a parceria trará mais chances de cura para as crianças, visto que as etapas entre a detecção dos sinais e sintomas até o tratamento deverão acontecer de forma mais breve. “Após o diagnóstico, a gente envia para o hospital de referência que é o Huse e essa criança também fica cadastrada na Avosos para receber todo suporte com nossos profissionais. Não tendo o diagnóstico de câncer, ela retorna para a UBS para o tratamento devido”, informa.