Assistência Social da Prefeitura atua de forma preventiva no Largo do Aparecida

Assistência Social e Cidadania
25/06/2020 16h30

Equipes da Assistência Social da Prefeitura de Aracaju estiveram na manhã desta quinta-feira, 25, no Largo do Aparecida, onde fizeram avaliação da área após receber chamado da comunidade que, devido ao volume de chuvas que caíram na capital sergipana nos últimos dias, ficou sob alerta para um possível transbordamento do rio Poxim Mirim.

De acordo com a secretaria adjunta da Assistência Social, Selma França, a equipe da Prefeitura foi até a área para sondar a real situação. “Assim como nas últimas ações, nós agimos de forma preventiva. No primeiro momento, fomos ao local conversar com as famílias, avaliar a situação e montar estratégias para, caso aconteça o transbordamento, possamos intervir e garantir a segurança da população residente na área”, explicou Selma.

Selma pontuou, ainda, que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá está sob aviso caso ocorra futuras eventualidades. “O nosso Cras está à disposição da comunidade. Caso qualquer família se sinta ameaçada, deve procurar, imediatamente, os técnicos do Cras, que vão fazer a avaliação da situação e, caso haja necessidade, os encaminhamentos necessários para minimizar os transtornos das pessoas que aqui residem”, complementou.

Toda a área do Largo da Aparecida segue sendo monitorada pela Defesa Civil de Aracaju. A possibilidade de um possível alagamento foi descartada pelo coordenador do órgão, major Silvio Prado. Segundo ele, as equipes operacionais da Prefeitura estão preparadas para, em uma ação conjunta, se necessário for, retirar os moradores do local.
 
“A nossa equipe está fazendo o monitoramento da cabeceira do rio Poxim Mirim, no povoado Quissamã, em São Cristóvão. Pelo nosso embasamento técnico, ainda não há riscos de um possível transbordamento nessa área do bairro Jabotiana”, reforçou.

O trabalho de monitoramento continuará sendo feito durante os próximos dias, visto que só no mês de junho já choveu o equivalente a 200 milímetros, sendo que a média histórica para aquela região são 220mm, havendo a possibilidade de que nós próximos dias essa meta seja alcançada.
 
“Como o rio Poxim Mirim passa por quatro municípios, todos os índices pluviométricos e a drenagem urbana desses municípios convergem para o rio, então, consequentemente, tudo que chove nessas regiões se concentra aqui em Aracaju. O que resulta no alagamento da área são as fortes chuvas, portanto, vamos ficar sob alerta”, garante o coordenador da Defesa Civil municipal.