A principal recomendação para evitar a proliferação do coronavírus é o distanciamento social. Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju tem realizado, diariamente, a fiscalização de espaços públicos e de alguns serviços pontuais, como o trabalho dos ambulantes. Esse trabalho, desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), visa a evitar aglomerações.
Esse esforço é uma das frentes de atuação da empresa municipal, dentre os serviços realizados de Norte a Sul da cidade com a perspectiva de manter a população resguardada do vírus, além de prestar a devida manutenção às áreas públicas, fazendo cumprir os decretos emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus.
O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, explica que a fiscalização já ocorria antes mesmo da pandemia de covid-19, sobretudo no Centro da cidade, porém, esse trabalho foi intensificados nos últimos três meses.
“O trabalho de fiscalização é ininterrupto. Trabalhamos para manter a ordem, tanto das atividades liberadas como aquelas que não foram, a exemplo do comércio ambulante, praias e orlas, dentro do que é de competência da Emsurb. O Centro da cidade e a área dos mercados municipais são os pontos mais críticos da cidade, locais em que procuramos atuar de maneira mais categórica, mais enfática, para chamar a atenção dos comerciantes, mas, sobretudo, da população que tem papel importantíssimo para que possamos diminuir o contágio”, ressalta Luiz Roberto.
Ao todo, cerca de 20 fiscais atuam, diariamente, nas ações de fiscalização, como detalha o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Bira Rabelo.
“Tomamos todos os cuidados, inclusive, para resguardar esses funcionários. No entanto, a fiscalização é de extrema importância para manter a vigilância e coibir as aglomerações tão prejudiciais nesse momento. Esse trabalho, assim como tantos que vêm sendo realizados pela Prefeitura, tem um objetivo mais de prevenção, entretanto, já tivemos que agir de forma mais enérgica para impedir a atuação de ambulantes na área dos mercados, por exemplo. Nosso intuito, nesse período de pandemia, não é prejudicar ninguém, pelo contrário, é o de proteger. Os comerciantes e as pessoas no geral, precisam se conscientizar que as aglomerações podem custar vidas e isso é muito sério”, alerta Bira.
Sobre o modo de atuação das equipes e o trabalho de sensibilização junto à população e comerciantes, o presidente da Emsurb destaca que são baseados na tranquilidade, com muito diálogo e contando com o apoio da Guarda Municipal, caso haja alguma ocorrência de acirramento. “Esperamos não precisar do auxílio da Guarda Municipal, por isso, pedimos a colaboração das pessoas”, afirma Luiz.
Com relação ao monitoramento nas 16 feiras livres em funcionamento e nos mercados municipais, locais onde há um intensa circulação de pessoas, o presidente ressalta que as ações de fiscalização já foram reforçadas para que as medidas preventivas à covid-19 sejam respeitadas.
Além do Centro e demais áreas comerciais da cidade, a Emsurb monitora e fiscaliza ainda o cumprimento de outras medidas estabelecidas pela gestão municipal, por meio do Comitê de Operações de Emergência, para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Entre elas, a suspensão das atividades de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol e do acesso à praia do Viral, seja terrestre ou fluvial. O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) permanece fechado ao público, também em atendimento a decreto municipal.