Artistas elogiam disponibilização das apresentações do Forró Caju em Casa

Agência Aracaju de Notícias
01/07/2020 16h00
Início > Notícias > Artistas elogiam disponibilização das apresentações do Forró Caju em Casa

De modo a garantir aos aracajuanos acesso à música de qualidade, sergipana e manter as tradições juninas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), disponibilizou às 45 atrações do Forró Caju em Casa, as quais foram selecionadas por meio de edital emergencial, estrutura completa para gravação de seus espetáculos. As apresentações, exibidas em formato de lives no canal da administração municipal no YouTube, entre os dias 23 e 29 de junho, permanecem disponíveis nas redes sociais do Município e se constituem um portfólio para os artistas, que reconhecem a importância desta iniciativa. 

Em novo formato, o evento foi idealizado em sua edição de 2020 para fomentar a cadeia produtiva cultural neste período de pandemia. Assim, o projeto Forró Caju em Casa disponibilizou a todas as atrações um aparato refinado para gravação, com captação de áudio digital, cenografia e direção de fotografia. 
 
Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o Forró Caju em casa fomentou a cadeia produtiva da música na capital, fortemente impactada devido à pandemia de covid-19. Além disso, destacou, o evento levou entretenimento à população. "Por fim, esse registro ficará disponibilizado na internet, dando visibilidade aos envolvidos, assim como registrado em uma produtora, servindo também como portfólio”.

O objetivo é que as gravações de 30 minutos possam ser utilizadas como material de apresentação dos artistas. “Estou muito feliz por participar de mais uma edição do Forró Caju, minha terceira participação, um dos maiores eventos juninos do Brasil. Dessa vez em casa por conta da necessidade de distanciamento social, mas mesmo assim mantendo viva a chama das nossas tradições, e por isso parabenizo a Prefeitura de Aracaju, que através do trabalho dedicado de toda a equipe da Funcaju, propiciou a produção de um conteúdo audiovisual de qualidade, que certamente servirá de portfólio para o trabalho de diversos artistas sergipanos que deram um show de talento”, avalia o cantor Heitor Mendonça. 

Democratizar o acesso à cultura, oferecer ao público entretenimento, mas também aumentar a visibilidade dos artistas através dos canais de comunicação da própria Prefeitura foram algumas das metas atingidas com a realização do evento.
 
“Foi uma honra participar, porque é um evento de grande porte. Foi a nossa estreia no Forró Caju e conseguimos uma visibilidade muito boa, as pessoas gostaram bastante, todo mundo comentando com a gente”, aponta o cantor Valtércio Paixão.  

Desta forma, ressalta o cantor Menilson Filho, vocalista da banda “Trem Baum”,  o evento serviu como uma importante exposição. “Foi maravilhoso participar do Forró Caju em Casa. Toda a banda ficou impressionada com a organização, o processo de gravação muito bem preparado, tudo agendado, com profissionais qualificados. Isso sem contar a estrutura, a parte de decoração que estava impecável, ajudando para que a gente pudesse aproveitar dessa vitrine que é o Forró Caju”. 

Todo o processo de gravação foi feito levando em consideração as recomendações da Organização Mundial da Saúde diante da crise sanitária vivida no país, de maneira que nenhum dos envolvidos estivesse sob risco de contaminação. 
 
“Um fato notório foi o cuidado que a produção teve com o isolamento social, cumprido à risca que cada artista gravaria no seu horário certo para que não tivéssemos contato físico, isso foi muito importante. Além disso, participar é sempre importante, pois o Forró Caju é tradição, tanto faz ao vivo ou virtual, a importância do evento na carreira do artista volta com um respeitoso peso positivo”, garante o cantor Marcos Giva.