Prefeitura realiza testes rápidos nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas

Saúde
07/07/2020 16h00

Com o objetivo de ampliar o acesso e cuidado à população idosa em situação de extrema vulnerabilidade, nesta terça-feira, 7, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade à estratégia da realização de testes rápidos para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus em Instituições de Longa Permanência Para Pessoa Idosa (ILPI).

Segundo a coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde, e do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/Hepatites Virais), Débora Oliveira, a implementação dessa medida considera os riscos de desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais em idosos e portadores de doenças crônicas.

“Iniciamos esta ação no sábado, dia 3, pelo Same - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, onde realizamos oitenta testes, sendo cinqüenta e sete internos e 13 funcionários. Hoje, os testes foram realizados no Lar Meu Aconchego, com onze internos e oito funcionários, e também no Lar Nalde, onde foram realizados em dez internos e vinte e seis funcionários”, explicou.

Nesta quarta-feira, dia 8, a equipe da SMS estará no Asilo Rio Branco. Na quinta-feira, dia 9, será a vez do Lar Dulce Lar, e por fim na sexta-feira, 10, no Solar da Vovó e novamente no  Same, com os profissionais. Os testes rápidos estão sendo uma medida eficaz realizada frequentemente pela SMS.

“Dentre as recomendações ainda constam: uso de máscara, reforçar a higiene das mãos, disponibilizar dispensadores de álcool gel em locais de grande circulação, divulgar e reforçar o uso da etiqueta respiratória, manter os ambientes ventilados naturalmente, reforçar os procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, atualizar a situação vacinal para influenza aos profissionais e idosos, restringir uso de utensílios compartilhados e evitar acesso de funcionários com sintomas respiratórios”, explica Débora.