Um dos locais que necessita de intervenções constantes da administração é a Zona de Expansão, localidade que ocupa cerca de 40% do território aracajuano e onde há descontinuidade dos povoamentos e não há total cobertura do sistema de drenagem que a interligue às demais áreas da cidade. Por conta disso, em períodos chuvosos, o escoamento fica dependente dos canais naturais existentes ou da implementação de microdrenagem em trechos de ruas já consolidadas.
Neste sentido, nas últimas semanas, a Emurb tem atuado na Zona de Expansão, diariamente, para retirar as águas acumuladas nas superfícies e direcioná-las para os locais adequado, utilizando-se para isto de sistema de bombeamento e implantação de manilhas subterrâneas. No povoado Robalo, mais especificamente na rua professora Nair de Siqueira Menezes, técnicos da empresa municipal estão usando de um caminhão pipa para sugar a lâmina de água e realocá-la em lagoas de estabilização localizadas ao longo da Zona de Expansão.
Já na rua "E", localizada no loteamento Recanto da Praia, também no Robalo, está sendo feita a complementação das galerias subterrâneas que irão receber as águas das chuvas e evitar que se acumulem ao longo da via. Trabalho semelhante será feito em outros pontos identificados no decorrer desta semana a fim de mitigar os efeitos das chuvas que porventura caiam nos próximos dias.
Todo o procedimento atende demandas da população local, mas também respeita à legislação vigente que protege a Zona de Expansão. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, destaca o equilíbrio na relação das intervenções feitas e os cuidados com o habitat natural existente.
"Temos que garantir condições básicas para quem vive nos povoamentos mas, por outro lado, somos obrigados a respeitar a legislação que protege a região, por se tratar de Área de Diretrizes Especiais de Interesse Ambiental (AIA) devido à presença das dunas, lagoas e vegetação nativa", explica.
"Por outro lado, a faixa litorânea é tida como Área de Interesse Urbanístico (AIU), abrindo um leque maior de intervenções, mas ainda com limitações. O certo é que levamos todos os serviços possíveis para melhorar a vida de quem vive na Zona de Expansão, como esse trabalho na drenagem executado nas últimas semanas", pondera Ferrari.
Solicitação
Para registrar algum tipo de solicitação a população pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).