Para coibir descarte irregular, Prefeitura oferta diversos serviços de limpeza pública

Serviços Urbanos
09/07/2020 16h17
Início > Noticias > 87088

Mesmo com a oferta diária e regular dos serviços de limpeza urbana, assegurada pela Prefeitura de Aracaju nos últimos três anos e meio, nos 42 bairros da capital, algumas áreas públicas continuam sendo utilizadas para o despejo inapropriado de resíduos. 

Nas cabeceiras do canal da avenida Airton Teles, bairro Santo Antônio, por exemplo, há, ainda, práticas que comprovam o desrespeito à Lei nº 1.721, do Código de Limpeza Urbana. 

A referida lei, em seu artigo 21, proíbe lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulho, animais mortos em locais impróprios, como vias públicas, terrenos baldios ou em qualquer imóvel edificado ou não. 

Para denunciar, qualquer cidadã ou cidadão pode manter contato com a Guarda Municipal, por meio do número 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, e com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), eplo 98149-2497 ou e-mail - sema@aracaju.se.gov.br. 

"Todo o empenho da Prefeitura de Aracaju para inibir e combater o descarte irregular de lixo e entulho, objetiva promover o bem-estar das comunidades e garantir a limpeza de todos os cantos da capital", garante o presidente da Empresa Municipal  de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas. 

O presidente destaca que, além do serviço diário de coleta, a administração disponibiliza outras alternativas para a realização do descarte. "Aracaju passou a contar com o Cata Treco, medidas de educação ambiental e os ecopontos. Mas é preciso haver a colaboração da população”, disse.
 
De acordo com Luiz, é preciso que as pessoas estejam atentas, pois o descarte irregular que ocasiona o desequilíbrio ambiental, também aumenta a incidência de animais peçonhentos e de agentes transmissores de doenças como a dengue.