Obra do corredor Hermes Fontes entra na reta final com 80% do projeto já executado

Transporte e Trânsito
10/07/2020 15h45

Iniciada pela Prefeitura de Aracaju em dezembro do ano passado, a obra de requalificação viária e urbanística do corredor Hermes Fontes já ultrapassou as etapas mais complexas e demoradas do projeto executivo e as últimas medições indicam que mais de 80% daquilo previsto para ser executado já foi feito.

As ilhas de mobilidades estão praticamente concluídas, o recapeamento faltando menos de 5% para ser totalmente finalizando, com mais de 12,3 mil toneladas de asfalto aplicadas até o momento, e a complementação do sistema de drenagem está concentrada, atualmente, nas ruas Ribeirópolis e Riachuelo. 

Além disso, a compensação ambiental, a partir do plantio de de cerca de 285 indivíduos arbóreos e arbustivos, já começou nas imediações do cruzamento das avenidas Hermes Fonte e Barão de Maruim e deve prosseguir fazendo a cobertura por toda a extensão do corredor. Os aspectos da obra voltados à mobilidade também se consolidam com a construção dos 30 pórticos já devidamente implantados, lombofaixas e outros equipamentos de orientação implementados. Nos próximos dias, começará a pintura da sinalização horizontal e a conclusão das placas verticais. 

Com isto, a partir de agora, a obra ganhará um pouco mais de celeridade e a próxima etapa será a construção dos abrigos de ônibus na parte central da avenida, criando uma nova cultura de mobilidade com foco na qualidade do transporte público e na segurança dos usuários

Executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a partir de um investimento superior a R$20 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, esta obra faz parte do Projeto de Mobilidade de Aracaju e está modernizando as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva. Ao todo, são cerca de 6,8 km de extensão cuja infraestrutura e o parque arquitetônico foram revitalizados. 

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, analisa o andamento dos serviços e conclui que, em que pese o advento da pandemia e as chuvas continuadas, a obra avançou bastante. “Dos quatro corredores, este da Hermes Fontes foi o que mais necessitou de cuidados na execução e planejamento das ações. Começamos por trechos e chegamos a ter mais de 200 operários trabalhando e seis frentes de trabalho atuando em diferentes atividades, simultaneamente. Hoje, ao se aproximar da reta final, é importante destacar o ritmo que adotamos para esta obra: sem arroubos e sem grandes atrasos”, argumenta Ferrari. 

Trânsito

O trânsito na avenida de mesmo nome do corredor de mobilidade está com sistema de binário no sentido Norte (Orlando Dantas/Centro), no trecho entre o viaduto e o cruzamento com a rua Euclides Paes Mendonça. A obra de infraestrutura está concentrada no sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) no mesmo trecho. 

Já na avenida Adélia Franco, o sentido Sul (Centro/Orlando Dantas) está em meia pista no trecho entre o cruzamento com a avenida Marieta Leite e o viaduto Carvalho Déda, por isso, o condutor que está na avenida Marieta Leite e deseja convergir à direita na Adélia Franco não pode fazê-lo. O condutor tem a opção de convergir à esquerda na Adélia Franco e acessar retorno no sentido Sul da avenida.   

Na avenida José Carlos Silva, que também faz parte desse corredor, a obra está no sentido Sul (Centro/Santa Maria), no trecho compreendido entre o Terminal DIA e o cruzamento com a rua I. Um binário está formado no sentido contrário para a circulação os veículos.

No trecho localizado entre a ponte do bairro São Conrado e o cruzamento com a rua João Batista Machado a obra está em fase de conclusão e o trânsito será totalmente liberado nesta sexta-feira, 10.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) Renato Telles, reforça que os locais em obra estão sinalizados e que os condutores devem ficar atentos. “Todos os trechos em obra têm sinalização, mas é importante que os condutores redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao passar por esses locais. A obra entrou na reta final e, em breve, teremos um corredor que trará grandes benefícios para a mobilidade da capital”, disse.