Unidades de referência para síndromes gripais já atenderam 20,7 mil pessoas

Saúde
10/07/2020 17h10

Após quase quatro meses, as oito Unidade Básica de Saúde adaptadas pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Aracaju para atender, exclusivamente, aos usuários com sintomas de síndromes gripais ou casos suspeitos de covid-19, já atenderam 20.783 pessoas [levantamento feito até o dia 8]. Apenas no mês de junho, foram 11.475 atendimentos registrados.

Funcionando como portas de entrada para o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, essas oito Unidades Básicas de Saúde funcionam de domingo a domingo, das 7h às 20h e foram selecionadas dee maneira a abranger as oito regiões de saúde de Aracaju.

“A gestão teve o cuidado de contemplar as oito regiões, como forma de ofertar o atendimento o mais próximo dos pacientes que necessitarem do serviço. Essas unidades foram adaptadas, os profissionais que atuam nelas foram devidamente capacitados para que elas sejam uma porta de acesso antes da Rede de Urgência e Emergência, visto que na maioria dos casos os sintomas são leves e com tratamento sendo feito diretamente na UBS, evitamos sobrecarregar os hospitais municipais”, explica a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Michelle Dias.

As unidades para atendimento de síndromes gripais são: a UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa; UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont, e a UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário.

Atendimento aumentou
Responsável pelo atendimento de 2.535 pessoas, entre os meses de março e junho, a UBS Augusto Franco é uma das que mais tem recebido pacientes com sintomas de síndromes gripais. De acordo com a gerente Suzy Cleide, para o devido acolhimento aos usuários, todas as medidas preventivas necessárias são adotadas.

“Quando são pacientes suspeitos, solicitamos que higienizem as mãos com álcool em gel, disponível na unidade. Depois a recepção entrega uma máscara e inclui o paciente no sistema para triagem pela técnica de enfermagem, e em seguida pela enfermeira, que o encaminha para o médico. Observamos que nos últimos 20 dias o fluxo aumentou drasticamente. Antes a média era em torno de 20 atendimentos/dia e atualmente são realizados em média 80 atendimentos e 60 coletas do RT-PCR. Estamos trabalhando para proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor, principalmente neste momento, onde toda a população encontra-se com muito medo”, afirma a gerente da unidade.

Desde a ativação do serviço a UBS Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, já atendeu 1.879 pacientes. “Aqui na Eunice Barbosa, o fluxo tem variado muito, a depender do dia da semana, notando que geralmente na segunda-feira o movimento acaba sendo maior. Geralmente são pessoas que apresentam sintomas como tosse, perda de paladar, dor de cabeça, coriza e febre. Porém, essa semana a gente percebeu que durante todos os dias o fluxo foi maior que o comum. Hoje mesmo, uma sexta-feira, que geralmente costuma ser mais tranquilo, aumentou bastante o movimento”, ressaltou a gerente da unidade, Josivânia Mesquita Santos.

Além da opção de buscar atendimento em uma das unidades de referência para síndrome gripal, a pessoa que está apresentando sintomas leves ou está com suspeita de infecção do novo coronavírus, antes de sair de casa também pode utilizar o serviço de monitoramento MonitorAju, disponivel pelo 0800 729 3534 ou pelo site da Prefeitura de Aracaju.

O serviço de atendimento pelo site é 24h, enquanto a central por telefone funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e o monitoramento, que é um departamento à parte da Central de Ligações, funciona todos os dias da semana das 7h às 19h.