Prefeitura forma professores da rede municipal em ensino híbrido

Educação
13/07/2020 12h45
Início > Noticias > 87127

A pandemia mundial que afastou os alunos de sala de aula, impôs a necessidade de escolas e professores reinventarem o processo de ensino e aprendizagem. É por isso que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), garante formação aos professores da rede em ensino híbrido, em que educadores e estudantes ensinam e aprendem numa perspectiva presencial e não presencial. 

A formação é realizada por meio do Projeto Horas de Estudo, promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação continuada de Educação (Ceafe), que oferece formação continuada para os professores da rede, e continua disponibilizando cursos online durante a suspensão das aulas. De acordo com a coordenadora do Ceafe, Gabriela Zelice, o novo cronograma de formação continuada para os professores foi organizado na perspectiva de atender a esse momento de pandemia.

“A temática dessa semana é ensino híbrido, que demonstra o total alinhamento e a sensibilidade da secretaria em perceber que os professores precisam estar mais integrados a essa nova modalidade de ensino. A formação trás para o professor o aprofundamento no conhecimento de como trabalhar com o ensino híbrido e como trabalhar numa perspectiva presencial e não presencial. Não presencial com conectividade e sem conectividade (utilizando materiais impressos)”, frisa Gabriela. 

De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, além da recomendação do parecer do Conselho Nacional de Educação, a Semed publicou uma portaria que institui as atividades curriculares complementares não presenciais. O documento regulamenta a oferta de atividades pedagógicas não presenciais a serem desenvolvidas pelas unidades de ensino da rede municipal de Aracaju, para cômputo da carga horária mínima anual obrigatória do ano letivo de 2020, objetivando manter a garantia do direito à Educação.

“Agora estamos na fase de formação dos professores, que precisam estar preparados para essa nova forma de ensinar e aprender que surge por conta da pandemia. Há uma angústia que tomou a todos nós, profissionais da Educação, e também aos estudantes e seus familiares, acerca do prolongamento da suspensão das atividades presenciais. E observando todo o debate nacional e estadual acerca da retomada das atividades ainda durante a pandemia, e observando, também, as demandas desses estudantes e de seus responsáveis, que solicitaram às escolas sugestões de atividades pedagógicas para este período, a Semed iniciou a construção de um plano de retomada das atividades. Nosso objetivo é garantir a continuidade da aprendizagem dos nossos alunos, para isso, buscamos nos reinventar e encontrar maneiras inteligentes de continuar transmitindo este conhecimento”, pontua Cecília.

O programa Horas de Estudo retomou as atividades no última dia 6, com o fim das férias coletivas dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju, e prossegue até o dia 28 de agosto deste ano. Além do ensino híbrido, os profissionais recebem formação em ferramentas digitais, conteúdos midiáticos e materiais pedagógicos, Educação Infantil em Tempos de Distanciamento Físico e diário eletrônico.  “Na sequência dessa formação sobre o ensino híbrido, teremos os grupos discutindo sobre a elaboração dos módulos e do plano de atividades que compõe os documentos para atividades curriculares não complementares”, finaliza a coordenadora do Ceafe, Gabriela Zelice.