Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram situação da chuva

Agência Aracaju de Notícias
16/07/2020 10h31
Início > Noticias > 87176

Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram desde as primeiras horas desta quinta-feira, 16, os possíveis pontos de alagamentos da cidade, em decorrência das chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nas últimas 24h choveu cerca de 20 milímetros (mm), quantidade já esperada para o período e que não causa transtornos, principalmente porque o sistema pluviométrico da capital sergipana tem reagido bem à carga d'água, em virtude de ações preventivas. 


A previsão, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é que a chuva continue até às 12h, de forma branda e intercalada em alguns pontos. E no período da tarde, o tempo deve abrir e o sol aparecer. 

"São chuvas de julho, já esperadas. A gente já sabe que nesta segunda quinzena de julho será mais chuvosa, mas não são chuvas preocupantes. Nas últimas 24h choveu 20 milímetros em Aracaju, é possível que tenhamos chuvas até às 12h e à tarde provavelmente o sol deve aparecer. Nós temos um plano de contingência pronto, com todos os órgãos sabendo o que têm de fazer. A Defesa Civil está sempre em alerta para atender as ocorrências", destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. 

De acordo com ele, a precipitação desta manhã levou a uma maior atenção para a região do Mosqueiro, na Zona de Expansão. "Devido a possíveis alagamentos, já que essa região tem registros nesse sentido. Por enquanto, só foi essa ocorrência, mas a Defesa Civil, assim como os demais órgãos parceiros, está sempre presente nessa região". 

Ventos
O coordenador relatou ainda que houve ocorrência de rajadas de ventos um pouco acima da média, principalmente na noite de quarta-feira (15), o que provocou  a derrubada de alguns tapumes que cercam a obra do Quartel da Polícia Militar, no Centro.
 
"Identificamos também a velocidade do vento um pouco acima da média na noite de ontem, algo em torno de 25 km/h. A média aqui na capital é de 10 km/h. Os tapumes do Quartel da Polícia Militar, que se encontra em obra, caíram, em virtude dos ventos. Nada grave, sem registro de vítimas. Estamos atentos aos ventos e à Zona de Expansão. No mais, não temos mais nenhum tipo de ocorrência ou anormalidade", conclui.

Parceria
Sempre que há ocorrências de chuvas, além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

O monitoramento é desenvolvido durante todo o dia. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo.