Prefeitura retira 34 toneladas de resíduos do canal do conjunto Santa Lúcia

Serviços Urbanos
17/07/2020 15h20

Com a chegada do período de chuvas, a Prefeitura de Aracaju intensificou os cuidados com os canais que cortam a cidade, como o que está situado no conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana, onde desde a última quarta-feira (15), as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizam a atividade de limpeza.

Assim, com o serviço preventivo que está sendo efetivado de forma mecanizada no trecho do canal que não é revestido, na avenida Coronel Sizino da Rocha, a empresa já retirou, até o momento, 34 toneladas de resíduos, entre lama e lixo proveniente do descarte irregular na localidade. A previsão de conclusão dos trabalhos é até a próxima sexta-feira, dia 24.

Diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes afirma que a ação neste canal, assim como nos demais espalhados pela cidade, objetiva facilitar a vazão do fluxo das águas, reduzindo assim os riscos de situações de alagamentos nas vias que os margeiam, em caso de incidência de chuvas mais fortes.

“Pela sua aproximação com o rio Poxim, o canal do Santa Lúcia recebe intenso fluxo de água, e este quadro chega a se agravar no período de chuvas. Por esta razão, o serviço de limpeza tornou-se prioritário, seja de forma manual, mecanizada, por barragem, ou ainda com o auxílio da tela de contenção”, explicou Bruno. 

Outros canais
Ainda nesta sexta, de forma manual, as equipes atuaram nos canais das avenidas Vasco da Gama e Visconde de Maracaju, no Santa Maria e Getúlio Vargas, respectivamente. Já nos conjuntos Almirante Tamandaré e Lourival Batista as equipes deram sequência aos trabalhos de desobstrução do canal pelo método de barragem. 

O canal do loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, também sofreu intervenção de limpeza com o uso de duas máquinas para dar mais celeridade a operação.