A partir do próximo dia 26, o novo formato, que inclui balcões frigoríficos chegará à feira livre do bairro América. Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju fez a entrega dos comunicados, na manhã deste domingo, 19, oficializando a medida e informando a instalação de 70 balcões refrigerados.
Desta forma, do total de 16 feiras, a capital passará a contar com 11 que já atendem, adequadamente, às medidas sanitárias necessárias para a comercialização de produtos de origem animal e laticínios. Iniciado em março, o referido modelo já está presente nos espaços de comercialização localizados nos conjuntos Orlando Dantas, Castelo Branco e Costa Nova (Aruana), os bairros 13 de Julho (Batistão), 18 do Forte, Coqueiral, Jabotiana, Grageru, Santos Dumont e Suíssa.
No que diz respeito às iniciativas adotadas para evitar a proliferação do novo coronavírus nesta feira, a Prefeitura de Aracaju definiu, desde o início da pandemia, seu funcionamento com a redução de 390 para 300 bancas, de forma a disponibilizar mais espaço e evitar aglomeração.Também instalou lavatório, equipamentos com álcool em gel e fixou material com informações sobre as medidas de prevenção.
Sobre as máscaras, a Emsurb dá continuidade à distribuição e, constantemente, através dos fiscais, reforça com feirantes e consumidores a necessidade do uso deste item de prevenção, estabelecido em decretos.
"Ocorre em todas as feiras livres, realizadas em espaços públicos, o trabalho da Prefeitura de Aracaju voltado para a estruturação e, consequentemente, a comercialização de produtos bem acondicionados. De forma paralela, dialogamos com o público presente acerca da importância da adoção e cumprimento dos novos hábitos. Ressaltamos que eles podem protegê-lo de um possível contágio pela covid-19", informou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
De acordo com Luiz Roberto, a Prefeitura de Aracaju se empenha e intensifica, inclusive nas feiras, ações que promovem saúde. "A promoção da saúde está nos produtos disponibilizados em equipamentos refrigerados; nas medidas implantadas para prevenir e combater o novo coronavírus.
O presidente acrescentou que os espaços que sediam as feiras passam por limpeza geral e desinfecção.