Mesmo durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju continua investindo na Educação municipal e um destes investimentos refere-se à formação de professores. Na última oficina ministrada, os docentes tiveram a oportunidade de aprender a utilizar o Diário Eletrônico, uma nova função criada para auxiliar estes profissionais nos registros de aulas e atividades.
A formação, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi realizada de forma totalmente online, através da ferramenta Google Meet, onde, atualmente, estão sendo gravadas todas as formações e disponibilizadas para os participantes. O foco desta capacitação foi apresentar o módulo Diário Eletrônico, dando ênfase na funcionalidade de registro das atividades remotas não presenciais, um processo simples e de fácil usabilidade.
Com isso, tanto a escola quanto os técnicos administrativos da Semed poderão, através de relatórios, acompanhar o andamento e desenvolvimento dessas atividades, podendo ter informações importantes para as tomadas de decisões e estratégias para abordar os conteúdos pedagógicos junto à comunidade escolar.
Atualmente, a plataforma já se encontra disponível e acessível ao corpo docente através de um sistema web e aplicativo para celular que pode funcionar de forma offline, possibilitando o uso da ferramenta em qualquer lugar sem cobertura de internet e posterior sincronização com a base de dados online.
Para a professora Suely Ribeiro Alves, que leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, a participação na formação foi importante para obter um melhor aproveitamento da ferramenta.
“Participei da formação sobre o diário eletrônico e já começo a utilizá-lo com segurança e tranquilidade, sem aquele receio inicial que é comum a tudo que experimentamos pela primeira vez. Nesse momento em que estamos reaprendendo tudo sobre nossas vidas e nossa profissão, ter uma formação com quem programa e atualiza o diário é extremamente importante e nos ajuda bastante. Com o uso, dúvidas podem surgir e correções podem ser feitas, mas a novidade nos foi entregue com o devido cuidado”, avalia a professora Suley.
“Partindo do princípio de cidade inteligente, buscamos novas alternativas para agregar ao trabalho dos nossos profissionais da Educação. O Diário Eletrônico é uma plataforma simples de ser utilizada, substituindo o tradicional diário de papel, trazendo mais comodidade aos usuários e permitindo um melhor acompanhamento das atividades desenvolvidas”, esclarece a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.