Prefeitura já realizou mais de 730 ações de desinfecção em áreas públicas

Serviços Urbanos
23/07/2020 16h20
Início > Notícias > Prefeitura já realizou mais de 730 ações de desinfecção em áreas públicas

No enfrentamento à pandemia de covid-19, a Prefeitura de Aracaju adotou diversas medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus, dentre as quais a atividade de desinfecção. O O serviço, realizado de forma contínua pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já contemplou mais de 300 pontos da cidade, entre áreas públicas ou locais com movimentação constante de pessoas, totalizando 736 ações. 

Nesta quarta-feira, 23, o serviço, que utiliza produtos com efeito antibactericida e esterilizante, foi realizado em unidades básicas de saúde e hospitais, a exemplo do Nestor Piva, Hospital Universitário, Hospital da Polícia Militar e Maternidade Santa Isabel, além do Cras Risoleta Neves, Casa de Passagem, Casa de Apoio Bom Samaritano, e a sede do Centro de Apreensão de Animais da Emsurb, no 18 do Forte. 

“Dentre outras medidas a Prefeitura demonstra através desta atividade, o cuidado com a saúde dos aracajuanos, uma vez que utiliza produtos com efeito mais contundente sobre o vírus, a exemplo do hipoclorito de sódio. É uma ação que tem trazido um resultado psicológico positivo nas pessoas, que passam a se sentir mais seguras quando sabem que o ambiente está controlado, limpo e apto para que elas possam trabalhar ou circular”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

“A Casa de Apoio Bom Samaritano é um local que assiste pessoas vivendo com o HIV. Por isso, existia uma preocupação nossa para que este serviço fosse feito, já que essas pessoas possuem a imunidade baixa e não podem contrair o novo coronavírus. Por esta razão, ficamos muito gratos com essa nova parceria da Emsurb que passa a realizar este serviço as quintas-feiras”, afirma o médico Almir Santana ao reconhecer a importância desta ação da Prefeitura.

A prestação contínua do serviço, feito por agentes capacitados, foi destacada por Marcos André, vice-presidente da Associação de Pescadores e Amigos do Povoado Areia Branca. “Neste momento, o serviço de desinfecção é de suma importância. Por isso, só temos que agradecer o empenho da Prefeitura, através da Emsurb, para tentar conter o avanço do coronavírus, principalmente, em locais com maior fluxo de pessoas”, destacou ele por ocasião da desinfecção no cemitério Maria Rosa, na Zona de Expansão. 

Para o assessor técnico do Huse, Antônio Geovanio Matos, o procedimento é de grande relevância neste período de pandemia. "Achei muito válida e importante essa ação, quanto mais proteção tivermos, mais rápido conseguiremos combater o coronavírus”, afirmou, ao frisar que também se faz necessário a contribuição da população no sentido de usar máscaras e praticar o isolamento social.

“Como estamos em um momento de pandemia em que precisamos manter cerca de 60 idosos em quarentena, nada melhor do que contar com o apoio da Prefeitura de Aracaju para a realização de um serviço essencial para a manutenção da segurança dos idosos”, destacou o diretor-presidente do SAME - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, Antônio Costa Almeida, um dos locais que já foi contemplado quatro vezes desde o início da ação, em 27 de março.