Fazenda reforça medidas preventivas e investe em EPIs para servidores

Fazenda
29/07/2020 10h01

Para proteger colaboradores e contribuintes dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a Secretaria da Fazenda (Semfaz) da Prefeitura de Aracaju tem ampliado o investimento em equipamentos de proteção e medidas de segurança, além de continuar cumprindo com as determinações instituídas pelo decreto municipal, mantendo o distanciamento social e limitando a quantidade de pessoas que transitam pelo órgão.

Em todos os setores que realizam atendimento presencial ao público - mesmo este serviço estando restrito enquanto a situação pandêmica perdurar -, foram instaladas a proteção de acrílico adequada para separar, com maior segurança, os contribuintes dos colaboradores responsáveis. A Secretaria também disponibilizou um totem dispenser higiênico para álcool em gel 70% e colocará mais dois equipamentos do tipo nos próximos dias.

"Já há a oferta do álcool em todos os setores da Semfaz, para o uso de funcionários e usuários do serviço. Mas o totem oferece uma maior segurança, uma vez que não é necessário utilizar as mãos para a liberação do produto", reforça a diretora administrativa e financeira da Fazenda, Gardênia Barreto. Na segunda-feira (27), também foi iniciada a aferição da temperatura de todos os contribuintes que acessam o interior do órgão.

"Essa é uma medida muito importante e necessária para a segurança de quem está aqui, todos os dias, fazendo a máquina pública funcionar. Caso alguém apresente temperatura acima do normal, esse será orientado a procurar uma unidade de saúde para a adoção das medidas cabíveis", informa Gardênia. Máscaras, luvas e escudos faciais também foram adquiridos pela gestão e distribuídos entre os colaboradores que estão na sede do órgão.

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, lembra que o isolamento social continua sendo a principal recomendação para frear a contaminação pelo vírus, mas, quando há a necessidade real de sair de casa, como no caso dos servidores que estão trabalhando na Secretaria, é essencial manter as medidas de segurança.

"Temos boa parte dos nossos colaboradores em regime home office, além de termos investido na migração dos nossos serviços para o ambiente virtual, na plataforma AjuInteligente. Mas o que precisa ser mantido fisicamente tem obedecido todas as recomendações de proteção", garante o gestor.