Centros de Atenção Psicossocial mantêm atendimento 24 horas durante a pandemia

Saúde
04/08/2020 16h00

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a Prefeitura de Aracaju gerencia seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cinco em funcionamento 24 horas e um com atendimentos das 7h às 17h, serviço este mantido, inclusive, durante esse período de pandemia de covid-19. Essas unidades prestam atendimentos a pessoas que estejam em sofrimento e/ou crise mental, com transtornos mentais severos e crônicos, como também para aqueles que fazem uso abusivo de álcool ou outras drogas.

Localizados nos bairros Suissa, Siqueira Campos, Coroa do Meio, Atalaia e Cirurgia, os Caps tipo III possuem atendimento 24 horas, contam com equipes multiprofissionais, como médico, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, equipe de enfermagem e oficineiro, dentre outros profissionais.  Para acessar os serviços não é necessário encaminhamento, basta se dirigir ao Caps de referência e passar pelo acolhimento inicial. 

Cada Centro possui entre seis e oito leitos de acolhimento noturno – dispositivo de cuidado em que o usuário pode ficar em acompanhamento intensivo por até 14 dias – para atendimento em situações de crise -, objetivando evitar internações hospitalares, bem como priorizando o cuidado em saúde mental no território.

“Qualquer pessoa pode procurar o Caps, tanto espontaneamente, quanto encaminhada por outro serviço da rede de saúde. O trabalho que fazemos no acolhimento noturno é o de retaguarda para aqueles usuários que precisam de uma maior observação da equipe e necessidade de estabilização da crise. Quando o usuário está em uma situação clínica mais grave, segue para o leito hospitalar no São José ou Clínica São Marcelo”, explica a apoiadora institucional da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS), Mairla Protazio.

Mairla destaca ainda, que, para os casos de urgências mentais a recomendação é que o Samu seja acionado para levar a pessoa para a Urgência Mental do Hospital São José, que presta os primeiros cuidados e estabiliza para, posteriormente, fazer o encaminhamento à rede municipal para continuidade no tratamento.

Segundo Chenya Coutinho, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Aracaju segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e diretrizes do Ministério da Saúde para funcionamento dos serviços de saúde mental durante a pandemia. Dessa forma, estão suspensas apenas as atividades coletivas (terapias, oficinas e grupos de família).
 
Ela destaca que estão mantidos todos os atendimentos individuais, como consultas psiquiátricas, atendimentos individuais com assistentes sociais, psicólogo, enfermeiro, dispensação farmacológica, procedimentos que são realizados de forma agendada e seguindo as orientações sanitárias para prevenção da covid-19.

Em caso de dúvidas e orientações sobre acesso a estes serviços, a Rede de Atenção Psicossocial pode ser acessada através 3711-5029.

Serviço de Apoio Psicológico Remoto
Ofertado pela Prefeitura de Aracaju desde o dia 6 abril, o Serviço de Apoio Psicológico Remoto tem servido como canal de atendimento para auxiliar à população aracajuana a lidar com os fatores estressantes associados à pandemia de covid-19, como ansiedade e medo, sensações inatas ao ser humano, mas que têm sido relatadas frequentemente pelas pessoas que tem buscado o atendimento, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do 0800 729 3534 (opção 2).

Desde sua implantação, o serviço já contabiliza cerca de 2 mil atendimentos. Quanto ao motivo de buscar o serviço, 12% das ligações registram ansiedade relacionada à pandemia, e 8,7% concernente a medo. O atendimento é de segunda a sexta, e aos sábados pelo 3304 3599, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o cidadão tem sua chamada repassada para um dos vinte psicólogos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Reap), dentre profissionais da SMS e residentes da UFS.