Prefeitura intervém com paisagismo para evitar descarte irregular no bairro Coroa do Meio

Serviços Urbanos
11/08/2020 16h50

Empenhada em proteger os manguezais dos descartes indevidos de lixo e entulho, a Prefeitura de Aracaju intensifica o trabalho de recuperação desses espaços através do paisagismo. Uma dessas ações está acontecendo desde a última sexta-feira (7), em trechos da faixa de mangue que margeia a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góis, bairro Coroa do Meio, zona Sul da cidade.

Realizado por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o serviço envolve a limpeza da área, reposição do arenoso, além do plantio de mudas arbóreas e a instalação de pneus para contenção de futuros descartes. “A previsão é que o serviço seja concluído nos próximos dias”, afirma o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Para esta ação, a Prefeitura de Aracaju contou com o apoio de pessoas da comunidade e também de membros da Associação de Moradores dos Ex-Palafitas. “É um projeto importante que está sendo executado de maneira eficaz para erradicar o descarte de lixo nesse local. Com essa iniciativa, só tem a ganhar a população, os pescadores e todos os moradores da nossa região”, destaca Edvaldo Santana.

“Graças a Deus e à Prefeitura, toda a margem do mangue está sendo preservada. Muitos pescadores, daqui do bairro, sobrevivem desse mangue. Então, a gente quer fortalecer essa parceria para que mais e mais tenhamos uma comunidade melhor para todos”, acrescenta o morador Ginaldo Barbosa. 

Ele também ressalta o empenho da empresa municipal para garantir a regularidade da limpeza pública no bairro Coroa do Meio. “A Prefeitura vem realizado um excelente serviço aqui, a exemplo da coleta de lixo domiciliar, Cata Treco e mutirões de limpeza”.

Uilane Menezes recebeu contente a intervenção feita no local. “Fiquei muito feliz com a iniciativa. Algumas pessoas jogavam lixo, logo após a Prefeitura fazer a limpeza. Agora, com o paisagismo, tudo deve melhorar. O espaço está limpo, organizado e muito bonito”, disse a comerciante.

A partir das diretrizes do Planejamento Estratégico, implementado desde 2017, a Prefeitura investiu em diversos programas e projetos que têm trazido resultados positivos. Um deles foi a eliminação de 2.142 pontos de descarte irregular de resíduos sólidos.

Descarte correto de resíduos
"A administração municipal atua, continuamente, no cumprimento de ações que estimulem a consciência e sensibilidade socioambiental. Desta forma, oferece à população as Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos), uma das mais abrangentes iniciativas promovidas no combate ao descarte irregular de lixo", frisa o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

"No bairro Coroa do Meio, inclusive, há um ecoponto localizado na rua Jornalista João Batista Santana, s/nº, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, e aos sábados das 7h às 12h”, destaca o presidente.

Crime Ambiental
De acordo com a lei municipal nº 4.452/2013, a prática de descarte irregular de resíduos é considerada crime ambiental. Atos deste tipo podem ser denunciados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio dos números 3225-4173 / 9.8135-6961, ou ainda a partir Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju, ligando 1622.