Prefeitura inaugura Estação Cidadania no Bugio, o mais moderno complexo esportivo de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
12/08/2020 11h59

A Prefeitura de Aracaju realizou na manhã desta quarta-feira, 12, a entrega da Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, um dos maiores complexos esportivos já construídos em Aracaju. Erguido no conjunto Bugio, o espaço conta com um moderno ginásio poliesportivo, para a prática de 17 modalidades olímpicas e paraolímpicas; pistas de atletismo e de salto em distância, parque infantil, vestiários, enfermaria e um campo de futebol em grama, resultado de um investimento de R$ 6 milhões.
 
“Esta é uma obra maravilhosa, de grande alcance social. Muda a face do Bugio e de toda esta região. Dá novas possibilidades para que as crianças e adolescentes possam iniciar na prática esportiva. Daqui surgirão atletas olímpicos do futuro. Aqui desenvolveremos um trabalho de múltiplas possibilidades, de Saúde, Educação, Esporte e Inclusão Social.O que antes era uma praça abandonada se torna agora o mais moderno complexo esportivo da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Com esta obra, a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira dota a cidade de instalações esportivas com parâmetros oficiais, com o objetivo de ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva, permitindo a identificação de talentos e a formação de atletas. A iniciativa vai estimular assim o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento, atendendo a crianças e jovens que iniciarem a prática de modalidades olímpicas e paraolímpicas. Entre as modalidades esportivas que serão oferecidas na Estação estão atletismo, futebol, voleibol, basquete, ginástica e lutas marciais.
 
“É um marco histórico. Não só pelas 17 modalidades que serão oferecidas, mas pela inclusão social. Este lugar será ocupado por crianças e adolescentes que jamais teriam a oportunidade de desfrutar de uma estrutura como esta, com essa qualidade. Olhando a pista de atletismo, este ginásio maravilhoso, a gente fica emocionado porque já imagina, assim que a pandemia permitir, tudo isso aqui ganhando vida”, afirmou o secretário de Juventude e Esporte, Sérgio Luiz Thiessen.

“Cartão postal”

Muito entusiasmado com a inauguração do novo espaço, o jovem atleta Joseph Ribeiro, que pratica atletismo, comemorou a conclusão da obra. “É uma iniciativa gratificante. Estou muito feliz. Sou um apaixonado por este projeto, esperava com muita ansiedade a entrega da obra. Ficou perfeito”, declarou.

Morador da região e que reivindicou a realização da obra, o vereador Zezinho do Bugio, definiu a Estação Cidadania como um “novo cartão postal” da cidade. “É um lugar para promover ações para os cidadãos com área para práticas de modalidades esportivas, um campo, que tanto pedimos ao prefeito e a quem quero agradecer pelo compromisso. Acreditei neste projeto de reconstrução da cidade e hoje vejo os frutos sendo colhidos. Edvaldo se mostra um dos maiores administradores da capital dos últimos tempos. Aqui nesta área o que tínhamos era um campo de areia e uma mancha criminal que ceifou diversas vidas nos últimos 38 anos. Hoje, ganhamos este presente maravilhoso”, afirmou.

Homenagem

A Estação Cidadania leva o nome do radialista José Carlos Magno França, o “Bolaço de Ouro”. Repórter esportivo, ele ingressou nesta área na década de 1980. Atuou nas rádios Liberdade AM, Jornal AM, Cultura AM, Atalaia AM e Liberdade FM.Foi premiado em 1999, no Rio de Janeiro, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como melhor repórter esportivo de Sergipe, recebendo o Troféu Bola de Ouro. Faleceu no final do ano passado, em decorrência de um câncer nos rins.

Viúva de Carlos Magno, a senhora Ivanilde França se disse muito emocionada com a homenagem. “É uma justa homenagem a quem sempre se dedicou, com amor e respeito, ao esporte. Nossa família fica muito feliz”, declarou.

Da mesma forma, o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS), Biel Sobral, destacou a importância da homenagem. “Toda a lembrança que temos de Carlos Magno está ligada ao esporte, principalmente ao futebol. Sua luta para que a juventude tivesse acesso ao esporte foi grande e toda sua vida foi representada pelo esporte”, lembrou.