Esta semana, a rede municipal de saúde de Aracaju ganhou reforços importantes: o Portal da Saúde e o aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, criados pela Prefeitura para facilitar o acesso e otimizar os serviços ofertados. A partir dessas plataformas, o cidadão poderá realizar agendamentos de consultas, exames, acompanhar listas de espera, controle de medicamentos, entre outras opções, de forma online, sem precisar se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
As plataformas funcionam integradas, através de dispositivos móveis, colocando à disposição do aracajuano diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e consolidam o projeto de modernização da Saúde de Aracaju, que começou com o prontuário eletrônico, hoje implantado nas 45 UBS da capital e nas unidades de pronto atendimento (UPA); seguiu com a reforma das unidades básicas e tudo o que vem sendo desenvolvido na luta contra a covid-19, como a criação do ‘MonitorAju'.
Para ter acesso ao portal e ao aplicativo "Mais Saúde Cidadão", o usuário deve realizar um cadastro ou atualização de dados, através do portal da Prefeitura, onde há, na área central, um banner que direciona para o Portal da Saúde. Após o procedimento, as informações serão analisadas pela Secretaria da Saúde para que o acesso seja liberado.
De posse da senha, o cidadão poderá acessar as funções do portal e aplicativo, tanto pelo computador, quanto pelo celular. O cadastro é individual e, em caso de menores de 18 anos, pais ou responsáveis deverão realizar os cadastros, ficando automaticamente responsáveis pelos agendamentos dos procedimentos dos dependentes.
“Com a implementação do novo portal Mais Saúde Cidadão, teremos mais duas conquistas muito importantes para a gestão do SUS de Aracaju. A primeira é a automatização das filas, que trará como consequência a redução do tempo de espera, uma vez que os próprios usuários terão a liberdade de escolher quando e com quem eles querem se consultar, além da transparência de saber quantas pessoas serão atendidas antes deles. A segunda conquista, e talvez a mais importante, é a avaliação de cada etapa dos atendimentos. Os usuários poderão avaliar não apenas os atendimentos de maneira geral, mas as pessoas que os atenderam. Isso proporcionará para a gestão municipal muito mais eficiência na resolução dos problemas cotidianos de cada unidade de saúde da capital", explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o lançamento das plataformas “é mais um passo na construção da cidade inteligente”. “Além disso, neste momento de pandemia, ganha uma importância ainda maior, porque são plataformas que nos ajudam a diminuir filas, a evitar aglomerações e que facilitam a vida do cidadão, que não vai mais precisar chegar de madrugada em um posto de saúde e nem esperar em uma fila por três horas. Tudo estará na palma da mão do cidadão", destaca Edvaldo.
Ele acredita que as plataformas permitirão à capital "dar um salto na saúde". "O maior ganho é poder dar ao cidadão um instrumento que facilitará o acesso à rede de saúde. Não há nada pior para um pai, uma mãe, do que ter que sair de casa de madrugada e enfrentar uma fila para conseguir uma simples consulta com um médico. Isso vai acabar porque, com o portal e com o aplicativo, as pessoas não precisarão mais passar por esse tipo de situação. Basta acessar o sistema, pelo celular, agendar a consulta e, no dia marcado, ir à unidade, no horário da consulta”, ressalta.
Tecnologia
Coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Saúde, Adson Gomes de Oliveira participou de todo o processo de concepção das novas ferramentas e explica que elas, embora sejam integradas, atendem a especificidades de cada plataforma. “Significa que há diferenças de serviços para cada um. Por exemplo, o portal tem um serviço de lista pública de espera de pacientes, o que não tem no aplicativo, pois é um recurso aberto, que não necessita de usuário e senha”, esclarece.
Já no aplicativo, é possível fazer uma avaliação do atendimento, que funciona da seguinte forma: depois que teve atendimento em alguma unidade de saúde da capital, o usuário recebe uma notificação para avaliar esse serviço. “O aplicativo também disponibiliza controle de medicamentos e, antes mesmo colocar usuário e senha, escolhe acessar com documento de identificação ou resultado de exame”, explica.
No entanto, o objetivo de ambas é a de facilitar o acesso e a realização de serviços de saúde para a população. “Esperamos ter uma boa devolutiva com as duas ferramentas. Elas serão um termômetro da população, pois, com base nessas informações, poderemos continuar planejando capacitação para profissionais desatualizados, por exemplo. Nosso objetivo é o de melhorar a qualidade do serviço prestado, facilitando o serviço em saúde e dando mais conforto à população”, reitera.
Ambos os dispositivos já estão disponíveis para o público. Para acessar o portal, basta clicar no link na página da Prefeitura e, para ter acesso ao aplicativo, é só ir na Apple Store ou na Google Play e baixar. No entanto, só é possível ter acesso após fazer o recadastramento, cujo link também está no site da Prefeitura. Para se recadastrar, é preciso preencher um formulário e anexar um dos documentos válidos, com foto.
Os documentos que serão aceitos para recadastrar são: RG, Carteira Nacional de Habilitação ou carteira de conselho de classe. Já como documento de comprovação de residência, serão aceitos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), contas de telefone ou internet fixos, contrato de aluguel, entre outros.