Rede de Atenção Especializada de Aracaju registra mais de 200 mil atendimentos

Saúde
13/08/2020 13h30
Início > Noticias > 87598

Paralelo ao trabalho de enfrentamento à pandemia de covid-19, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, nos últimos cinco meses, a oferta dos serviços de saúde vem sendo realizada de forma planejada e estratégica pela Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de manter a população atendida, sem colocar a saúde de trabalhadores e usuários em risco. Desta forma, o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos, que é gerido pela SMS, tem atuado no atendimento especializado no SUS Aracaju.

No levantamento geral, o Cemar realizou entre janeiro e os dez primeiros dias do mês de agosto, 200.828 atendimentos. Entre os meses de janeiro e fevereiro foram 81.620 atendimentos. Considerando os cinco meses de enfrentamento da pandemia, com as devidas readequações para o acesso aos serviços, entre março e dez de agosto, foram 119.208 atendimentos, entre consultas médicas e não médicas, exames, procedimentos e exames de laboratório. 

Estão ativos na unidade os programas e serviços: Tuberculose e Hanseníase; IST/Aids; Ambulatório; Endocrinologia; Cardiologia; Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (CEMCA); Centro de Atenção e Assistência à Saúde da Mulher (CAASM); Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT); Unidade Municipal de Cirurgia Ambulatorial (UMCA); e o Programa de Glaucoma.

Consultas agendadas
Para garantir que os usuários tenham acesso à unidade de forma segura e para evitar aglomerações, a Secretaria da Saúde de Aracaju tem ofertado as consultas de forma agendada. Os usuários são contatados pelo Núcleo de Regulação da SMS, responsável por agendar previamente as consultas conforme fila de espera. Na ligação, o usuário recebe a informação do dia e horário que precisa comparecer, e é orientado a se dirigir à sua Unidade Básica de Saúde de referência para receber a autorização do serviço agendado.

“Temos observado que de modo geral o índice de não comparecimento existe, mas o que mais nos chama atenção é com relação ao absenteísmo nessas consultas agendadas. No levantamento parcial, até o início do mês de agosto, observamos que 50% das pessoas que agendam as consultas não comparecem no dia marcado. E essa ausência gera prejuízos não apenas para a pessoa que terá que remarcar a consulta, mas principalmente por ocupar uma vaga de outra que também necessita do serviço e acaba esperando mais por conta disso”, salienta a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (Reae), Maria José Teles.

Outro detalhe observado pela coordenadora é com relação ao cadastro dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde. “É importante que, sempre que o usuário fizer o seu cadastro na unidade de referência, informe um contato telefônico correto. Esse número é a principal forma de interação da rede de saúde com a população, então se usuário não informa ou registra um contato errado, não será possível a Secretaria contatá-lo para o agendamento dos serviços”, alerta. 

Tanto nos atendimentos realizados no Cemar Siqueira Campos, quanto nas demais unidades de saúde de Aracaju, todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para receber de maneira segura os usuários. Seja nas orientações com relação ao respeito do distanciamento, bem como no fornecimento de álcool para higienização das mãos e equipamentos de proteção individual para os servidores.