Prefeitura leva ação de paisagismo ao bairro Siqueira Campos

Serviços Urbanos
13/08/2020 13h54
Início > Noticias > 87599

Além da oferta contínua de ações como a coleta domiciliar de lixo, em todos os 42 bairros e na zona de Expansão, a coibição do descarte irregular de resíduos, na capital, tem ocorrido através dos trabalhos de recuperação paisagística desempenhados pela Prefeitura de Aracaju, em pontos previamente identificados. 
 
Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) efetua a intervenção em um dos trechos da rua Alagoas, no bairro Siqueira Campos. O espaço, utilizado anteriormente como depósito de rejeitos domiciliares e sobras de construção, agora dispõe de um novo cenário composto por mudas ornamentais. 
 
De acordo com informações da empresa municipal, nessa gestão, mais de 2.140 áreas utilizadas para despejo inapropriado de lixo e outros materiais foram restauradas e, aproximadamente, outros 60 pontos serão revitalizados. Além de contribuir para promoção de espaços públicos bem cuidados, a ação tem impacto direto no combate à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e outras doenças.  
 
Conforme a Emsurb, exatamente como previsto no Planejamento Estratégico do Município, as ações são idealizadas e regulares, com monitoramento constante da situação em cada bairro da capital, sobretudo, nos chamados pontos viciados de lixo. Ainda de acordo com a empresa, há um empenho para estimular a população ao descarte correto, através de serviços como Cata Treco e Ecoponto - Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos.

Da mesma maneira, as intervenções paisagísticas, efetuadas pela gestão municipal, estão integradas às áreas de manguezais existentes em diversas localidades do município. Para estas intervenções, a programação contempla tarefas como reposição da grama, plantio de espécies adaptáveis, sem interferências ao ecossistema, assim como as mobilizações para os recolhimentos de itens lançados nestes locais.  
 
Uma dessas ações ocorre desde o último dia  7, na faixa de mangue localizada na avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góis, bairro Coroa do Meio. 
 
Crime ambiental 
A prática de descarte irregular de resíduos é considerada crime ambiental, de acordo com a lei municipal nº 4.452/2013. Atos deste tipo podem ser denunciados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio dos números 3225-4173 / 98135-6961, ou ainda por meio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju, ligando 1622.